Comunismo (por Patrícia Bruno)
Patrícia Bruno
Comunismo
Comunismo, uma palavra que todos conhecem e poucos compreendem. Atrás desta palavra está o equilíbrio, está o civismo, está a sociedade, a igualdade.
Os ricos e poderosos mentem, ou melhor, escondem a verdade. Dão-nos a ilusão de que o mundo está perfeito, fingem ajudar quem precisa. Fingem, mas não fazem nada.
Os pobres morrem de fome e existe gente com capacidade de alimentar o mundo todo durante semanas, talvez meses. Os poucos que vêm isso tentam alertar, fazem campanhas televisivas, mas são logo calados pelos ricos. Porque são os ricos que mandam. A televisão é dos ricos, e aos ricos ninguém cala. Ninguém tem dinheiro suficiente para isso.
E nós jovens? Grandes consumistas? Enchem-nos a cabeça com mentiras, com ilusões. Acreditamos que seremos jovens para sempre, que nunca teremos que nos preocupar, que a vida é fácil. Escondem-nos a realidade. A realidade é que os jovens não temem nada nem ninguém. Os jovens têm o poder de mudar o mundo dos ricos. Mudá-lo para melhor. Os jovens não têm que se preocupar em trabalhar para alimentar os filhos, e é isso que os ricos temem. Eles temem os jovens e, por isso, mantêm-nos adormecidos e ninguém nos acorda a tempo. Quando acordamos vemos que temos um filho nos braços – a pessoa que mais se ama – e uma boca que depende de nós para sobreviver. Nós, jovens, perdemos a liberdade, passamos a temer. Não a alguém, mas por alguém. E rezamos para que esse filho jovem acorde a tempo de mudar o mundo.
Eu tenho sorte. Estou a acordar enquanto ainda sou jovem. A convivência com o mundo comunista mostra-me a realidade, acorda-me para um mundo pobre que pertence aos ricos. Um mundo injusto, onde se morre por não se ter o que comer e por se comer demais. Que mundo é este? É o meu mundo. É o nosso mundo, e eu lutarei para mudá-lo para melhor. Porque eu sou jovem. Porque eu sou forte. Porque eu não temo ninguém. Porque eu não temo por ninguém. Porque eu tenho a força de mudar o mundo.
Patrícia Bruno é uma brasileira de 13 anos de idade que mora em Portugal desde os 7 anos. Cursa a 8ªclasse do ciclo preparatório na Escola Básica de 1º e 2º Ciclos Bocage, em Setúbal, na Grande Lisboa.