Talvez dois fatos tenham me levado a escolher este título, o primeiro é a lembrança de uma professora que costuma referir-se a episódios recentes da vida política nacional como: "já ví este filme", e outro, um acontecimento que me fora narrado: uma funcionária de uma escola tentava convencer alguns alunos que estão prestes a concluir o primeiro grau, a assistirem um filme para passar o tempo, isto é, para tapar o buraco da falta de professores, ao que, os alunos resistiam argumentando que o filme não era dublado.

      Não sei por que, e, não-saber-por-que é um lócus muito recorrente nos diálogos contemporâneos, pus-me a pensar em inúmeros filmes dublados para televisão, que em geral, apresentam a disputa do bem contra mal, e, selecionei na memória, uma enormidade deles, nos quais o bem, ou melhor, o herói que o representa, é forçado a adotar o caminho do mal; seja porque é pressionado a faze-lo, pois o vilão, ou vilões, mantêm como refém pessoas estimadas (filhos, mulher amada, amigo ou compatriota) ou, porque está sobre o domínio de algum encantamento ou magia, que faz com que o herói use sua força para o mal ou, seja impedido de usa-la para o bem (anéis encantados, braceletes, kriptonita).

      Nos dois casos, o herói é dominado pelas forças do mal até bem perto do desfecho do enredo, pois sabemos, que o bem sempre vence no final (pelo menos nos filmes dublados para TV). Agora, por que é que professora costuma dizer: "já vi este filme" ? ou, por que inúmeros estudantes terminam o primeiro grau sem estarem familiarizados com a leitura? ou ainda, por que a vida não se reduz na luta do bem contra o mal? Tudo isso está no roteiro de um filme que no futuro será um filme dublado, para os que hoje não conseguem ler a legenda.