Quais os pontos fundamentais para um programa de mudança para a capital piauiense?

Robert Rios – Um programa de governo atual necessita englobar pontos centrais em torno de uma política de atração de investimentos para a cidade, capaz de criar novos postos de trabalho e outras oportunidades geradoras de renda para a população desempregada, e, ainda, a luta pela municipalização da Segurança Pública.
O município precisa assumir responsabilidades com relação à segurança da cidade. Como medidas preventivas dos atos de delinqüência e marginalidade, que cresceram assustadoramente em Teresina – principalmente durante os últimos 8 anos de governo neoliberal de FHC, que contribuiu em demasia para a falência dos municípios – há a necessidade de se investir em programas sociais e educativos voltados para crianças e adolescentes, em parceria com o governo federal, iniciativa privada e organismos internacionais.
Uma administração popular também precisa dar atenção especial à educação, saúde, transportes e meio ambiente.
Na área de educação, a população de 0 a 6 anos, que não tem recebido tratamento adequado pelo poder municipal, será alvo, por meio de investimentos na educação pré-escolar e ampliação da rede de creches, que é um direito da criança e de pais trabalhadores. De forma especifica, trataremos de dotar Teresina de programas de complementação de renda já conhecidos e aprovados pelo país afora.
A priorização do social não impede que a esfera do Executivo municipal faça uma política ampla, de articulação e mobilização das diversas instituições com sede em nossa cidade – a exemplo da Universidade Federal –, bem como o planejamento de longo prazo, aproveitando as inovações institucionais do Estatuto da Cidade.
Na essência, o programa que esta sendo apresentado por nós tem como centro o desenvolvimento econômico e a segurança da cidade, problemas graves que não foram assumidos pelas administrações anteriores.

EDIÇÃO 74, AGO/SET, 2004, PÁGINAS 45