Eu vi. Juro que vi quando centenas de homens levantaram do rio o enorme deus de pedra esverdeada por cabos que passavam pelo pescoço. O lugar não dava acesso a um guindaste por causa da mata tropical. Eu vi quando o deus foi erguido pendente da vontade dos homens. Pobre divindade de pedra e lodo, nada pode sem a vontade dos homens. Todos os dias eu vejo deuses levantarem-se pela manhã para serem enterrados à tarde.
O deus de pedra
Eu vi. Juro que vi quando centenas de homens levantaram do rio o enorme deus de pedra esverdeada por cabos que passavam pelo pescoço. O lugar não dava acesso a um guindaste por causa da mata tropical. Eu vi quando o deus foi erguido pendente da vontade dos homens. Pobre divindade de pedra e […]
POR: Dorberto Carvalho
∙Notícias Relacionadas
-
Crises do capitalismo financeirizado: uma análise Marxista
Como a hegemonia do capital fictício aprofunda desigualdades, gera crises cíclicas e desafia o equilíbrio entre a economia real e financeira no Brasil e no mundo é o foco da análise do primeiro de dois artigos sobre Marx, capitalismo financeiro e suas crises na fase monopolista, existe outra saída?
-
Trumpismo faz corrida pelo controle global
Em um cenário global cada vez mais competitivo, especialmente diante do crescimento da China, as políticas intervencionistas dos EUA e a influência das Big Techs querem redefinir geopolítica.
-
Era Digital transforma trabalho no Brasil; entenda como
Gig economy e digitalização impõem novos desafios às condições laborais e acentuam a precarização do trabalho no país.
-
Curso Nacional Nível III do PCdoB tem início com ampla participação
Abertura do curso tratou dos desafios políticos e a importância da formação militante, reunindo 90 participantes de 18 Comitês Estaduais e Secretarias Nacionais de Mulheres e Juventude.
-
Grabois lança livro sobre desafios do Estado Brasileiro
Obra examina como as diversas configurações políticas e institucionais ao longo da história influenciaram o desenvolvimento econômico e social do país.
-
Redução da jornada de trabalho é luta permanente contra exploração
Enraizada no pensamento marxista, pauta expõe lógica capitalista, fortalece a unidade proletária e desafia limites impostos pela precarização do mundo do trabalho. Confira o artigo de estreia de Everaldo Augusto.