PCdoB de Recife quer mais força na formação em 2010

A Escola Nacional de Formação do PCdoB partilha com as direções estaduais e municipais do Partido a tarefa de garantir uma formação teórica marxista-leninista e com valores éticos e morais de maneira que prepare a militância para a luta política em curso no país.

O desafio não é pequeno, mas a Secretaria de Formação do PCdoB Recife, disposta a cumprir essa tarefa, está finalizando um Plano de Trabalho para 2010 que inclui desde a realização de cursos e grupos de estudo até o estímulo à formação individual de cada militante.

De acordo com a secretária de Formação, Glauce Medeiros, a partir do mês de fevereiro estará disponível um formulário que deve ser preenchido por todos os filiados, detalhando o grau de interesse e disponibilidade para participação nos cursos. De posse desses dados, a Secretaria vai montar o calendário de 2010. “Precisamos contar com a adesão de todo o coletivo, pois a formação é fundamental para que o Partido possa implementar a nova politica de quadros e tornar os militantes aptos a contribuir com o debate de ideias presente na sociedade”, explica.

Entre as ações que estão sendo planejadas pela Secretaria estão a apresentação aos novos filiados do programa "Bem-vindo, camarada", a realização do Curso Básico de Vídeo (CBV) e o curso de Introdução à teoria marxista. Além da promoção de debates, núcleos de estudo e seminários em parceria com a Fundação Mauricio Grabois, outros instrumentos de formação devem ser melhor aproveitados, a exemplo da revista Princípios e as publicações da Editora Anita Garibaldi.

Os cursos da Escola Nacional de Formação do PCdoB se detêm sobre temas relacionados à Filosofia, Estado/Classes Sociais, Economia Política, Socialismo e Partido. Eles funcionam em três níveis, acompanhando o domínio do militante sobre os conhecimentos fundamentais ao desenvolvimento da consciência socialista. O nível 1, que consiste no Curso Básico em Vídeo e no curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo, e o nível 2, de estágio intermediário, devem ser promovidos regionalmente. Já a aplicação do nível 3 é feita pela Escola Nacional, responsável pelos estudos avançados e o assessoramento das seções locais.

O último curso de nível 3 realizado pela Escola aconteceu este mês de janeiro, em Atibaia (SP), e contou com 107 alunos de 24 estados. Entre eles, sete pernambucanos, que passaram por uma maratona de 12 dias de aulas, debates, palestras e planejamento de atividades.

Da redação local, com Blog de Luciano Siqueira