Nucleo Estado e Classe
Núcleo de Ensino e Pesquisa: Estado e Classes Sociais
Coordenadores: Augusto C. Buonicore e José Carlos Ruy
Equipe de coordenação: Augusto Buonicore, José Carlos Ruy
Membros:
Alcinéia Silva – SP
Altamiro Borges – CNFP
Ana Guedes – BA
Ana Lúcia Cruz – PA
Ana Maria Prestes – MG
Augusto C. Petta – SP
Augusto César Buonicore
Carlos Fernando Niedesberg – RS
Cassia Damiani – CE
Dinei Carneiro – MG
Domingos Sales – AM
Elder Vieira – SP
Eremi Melo Fragoso – RS
Evangelista Rios – BA
Fernando Garcia – SP
Franck Batista – AC
Gêbson Lacerda – AL
Hugo Cortez – PE
Joan Edesson de Oliveira – CE
Jorge Barreto – RJ
José Carlos Ruy – CNFP
Júlio Vellozo – SP
Márcia Xavier Ramos – PE
Marcos Oliveira – RJ
Maria Ivonete Nascimento – DF
Maurício Vilela – ES
Neide A. S. de Freitas – CE
Paulo Porto Borges – PR
Rodrigo de Carvalho – SP
Saulo Rodrigues Bastos – RS
Sérgio Danilo – MG
Selene Baçal – AM
Sônia Correa – RS
Waldemar M. S. Souza – RJ
Wellington Cantanice – PB
Juana Nunes – RJ
I) Objetivos
Geral:
Aprofundar o estudo dos clássicos do marxismo-leninismo, especialmente os que tratam do problema do Estado, das classes sociais e da luta entre elas. A partir deste referencial teórico estudar e pesquisar sobre o processo de formação, desenvolvimento e as particularidades das classes sociais e da luta de classes e do Estado capitalista no Brasil das origens a atualidade. Estudar também os elementos constitutivos do Estado socialista na suas diferentes experiências e estágios.
Específico:
- Formar professores da Escola Nacional do Partido para área do materialismo histórico e da ciência política marxista.
- Colaborar na elaboração do currículo das disciplinas sobre classes, lutas de classes e Estado (teoria e Brasil) e avaliar permanentemente a sua aplicação e desenvolvimento.
Atividades:
No Encontro de fevereiro:
- Fundar o núcleo, debater e planejar a vida do núcleo – estabelecer um plano de trabalho/estudo para o próximo período.
- Realizar uma sessão de estudo de trecho da obra de Marx Introdução a Crítica a Economia Política (trata-se da parte III, intitulada “ Método da economia política ”)
Alguns problemas teóricos e políticos a serem enfrentados inicialmente:
- Qual seria a concepção marxista-leninista de Estado? – O Estado como um instrumento de dominação de uma classe sobre outra – Estado = Ditadura e a possibilidade de ampliação do conceito de Estado.
- As particularidades do desenvolvimento do Estado no Brasil das origens até hoje – concentrando maiores atenções no período do pós-1930.
- O Estado na transição para o socialismo – a legalidade e o pluralismo socialista e a Ditadura do proletariado.
- Qual a conceituação marxista de classe, de fração de classe, luta de classes e revolução? E quem é o proletariado para Marx, Engels e Lênin. Quais as transformações que sofreu a classe nestas décadas? As particularidades do desenvolvimento das classes e da luta de classes no Brasil das origens até hoje, concentrando maiores atenção no período do pós-1930.
No primeiro semestre de 2004
- Desenvolver um plano de estudo de obras clássicas do marxismo-leninismo sobre Estado e classes sociais buscando entender o processo de construção destes conceitos no pensamento de Marx, Engels, Lênin e outros autores marxistas como Gramsci, Luckás, Althusser, Poulantzas, Millliband. Consolidando um arcabouço teórico que nos permita entender o Estado e a luta de classes no capitalismo contemporâneo, especialmente no Brasil.
- Desenvolver um plano de estudo de obras fundamentais para entender a formação e evolução das classes sociais e do Estado no Brasil.
- Estudar os manuais e cartilhas de marxismo leninismo produzidos por outras instituições do mundo. Este esforço será realizado tendo em vista a construir o currículo da Escola Nacional do PCdoB.
Bibliografia obrigatória que deverá ser lida e estudada em 2004 e 2005
Clássicos do marxismo
- Engels, F. – As Origens da Família, da Propriedade Privada e do Estado.
- Engels, F. – Anti-Dühring (Seção terceira: “Socialismo”)
- Engels, F. – As guerras camponesas na Alemanha
- Lênin, V. I – O Estado e a Revolução.
- ________. – Sobre o Estado
- ————- – Uma grande Iniciativa
- Marx, K. – A Guerra Civil na França.
- ———- – Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte
- ———- – A Luta de Classes na França
- ———– – O Capital – livro I (trechos)
- Marx, K – Formações econômicas pré-capitalistas (com introdução de Eric Hobsbawn: trata-se de uma excelente introdução crítica à questão da sucessão dos modos de produção, ou fomrções econômico-sociais, em Marx)
- Marx e Engels – O Manifesto do Partido Comunista
- Marx e Engels – Introdução à A ideologia alemã (é a primeira exposição sistemática que eles fazem de suas idéias sobre a história
- Marx / Engels: História (org Florestan Fernandes) – (é uma excelente antologia de textos, com uma introdução do organizador, que resumem as idéias de Marx e Engels sobre a história)
Formação social brasileira
- Costa, Emília Viotti da – Introdução a Da senzala à colônia
- Gorender, Jacob – O Escravismo Colonial
- Holanda, Sérgio Buarque de, Do império à República, in O Brasil Monárquico, Tomo III, vol. 5
- Moura, Clóvis – Rebeliões na Senzala
- Prado Jr., Caio – Evolução Política do Brasil
- ——————- – História Econômica do Brasil
- ——————- – A Revolução Brasileira
- Sodré, Nelson W. – A história da burguesia brasileira
- —————- – Capitalismo e revolução burguesa no Brasil
- ——————- – Formação histórica do Brasil