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    Comunicação

    Nucleo Filosofia

    Coordenador: Fábio Palácio Equipe permanente/Professores (as) : Ana Rocha, Fábio Palácio, Ilka Bichara, Liliam Porto, Madalena Guasco, Milton Barbosa, Nereide Saviani, Olívia Rangel. OBJETIVOS Geral Aprofundar o estudo dos clássicos do marxismo, visando a desenvolver e debater soluções teóricas para as grandes polêmicas da luta de idéias na atualidade. Em especial, compreender os efeitos subjetivos […]

    Coordenador: Fábio Palácio

    Equipe permanente/Professores (as) : Ana Rocha, Fábio Palácio, Ilka Bichara, Liliam Porto, Madalena Guasco, Milton Barbosa, Nereide Saviani, Olívia Rangel.

    OBJETIVOS
    Geral
    Aprofundar o estudo dos clássicos do marxismo, visando a desenvolver e debater soluções teóricas para as grandes polêmicas da luta de idéias na atualidade. Em especial, compreender os efeitos subjetivos da crise do capitalismo em sua manifestação neoliberal e o equacionamento das questões subjacentes à atual transição no Brasil – tendo por perspectiva a transição para o socialismo.
    Específicos
    Formar a militância do PCdoB nos temas relacionados à Filosofia, tornando-a apta a enfrentar, de moto próprio, a luta de ideias nessa área.
    Formar os professores da Escola Nacional do Partido para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de filosofia (ministrar aulas, coordenar atividades de estudo e pesquisa, produzir textos…).
    Elaborar o currículo de filosofia da Escola Nacional.

    BIBLIOGRAFIA INICIAL
    Clássicos do marxismo-leninismo
    ENGELS, F.
    Dialética da natureza
    Anti-Dühring
    Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã
    HEGEL, G. W. F.
    A ciência da lógica
    Fenomenologia do Espírito
    LÊNIN, V. I
    As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo
    Materialismo e empiriocriticismo
    Cadernos filosóficos
    MARX e ENGELS
    A ideologia alemã
    MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos
    Introdução à Crítica da Economia Política
    Produções contemporâneas
    AMAZONAS, J.
    Os desafios do social ismo no século XXI
    Outros… (a programar) – contemplando obras/autores sobre História da Ciência, neoliberalismo, pós-modernidade, entre outros campos temáticos.
    Leitura inicial
    • primeiras reflexões filosóficas de Marx;
    • debate da modernidade – situar o diálogo de Marx c/ o liberalismo (o que ajudará a entender o debate atual com o neoliberalismo e a pós-modernidade).
    TEXTOS:
    Para fichamento [clique aqui]:
    MARX, KARL, Manuscritos Econômico-Filosóficos (3º Manuscrito ).
    Para suporte / contextuação:
    PEIXOTO, Madalena Guasco, A produção do conhecimento nas revoluções burguesas .

    DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO / PRIORIDADES
    • formar subgrupos para aprofundamento de temas, organizando linhas de pesquisa, de acordo com as prioridades a serem estabelecidas a partir dos debates suscitados pelos estudos iniciais e com base no acúmulo dos integrantes do núcleo, atendendo-se, sempre que possível, aos interesses/preferências individuais;
    • contemplar os diferentes níveis de aprofundamento dos integrantes do núcleo, garantindo uma base mínima a todos os participantes e dando oportunidade de avanço a quem apresentar condições;
    • priorizar a preparação dos professores para o domínio dos conteúdos de Filosofia e seu ensino (o que supõe saber organizá-lo visando à transmissão em diferentes níveis, para diferentes públicos);
    • identificar as principais polêmicas no campo da filosofia (antigas / do tempo de Marx / atuais), não se limitando ao estudo de autores marxistas;
    • sistematizar tarefas concretas com plano de estudo p/ atingir objetivos a cur to, médio e longo prazos;
    • definir estratégias para: enfrentamento das grandes questões teóricas; formação de professores de filosofia (a curto prazo – para demandas imediatas – níveis I e II);
    • combinar planos de estudo coletivo e planos individuais (estes também voltados p/ temas e problemas candentes da área, não segundo interesses particulares);
    • comunicação entre os integrantes do núcleo: virtual (grupo de discussão – restrito).
    OBS: As grandes polêmicas da luta de idéias na atualidade envolvem o debate sobre os recortes temáticos da Filosofia de acordo com as necessidades e prioridades do núcleo (dentre outros: o equacionamento do tema “Brasil” na Filosofia; a filosofia marxista no Brasil – correntes filosóficas, autores e obras de destaque; filosofia e história da ciência – dialética X determinismo/mecanicismo; método e teoria do conhecimento; consciência e subjetividade; estética; ética e moral proletária…)
    [voltar] O fichamento deve conter: a) contextuação da obra; b) estrutura do texto (teses centrais e idéias a elas relacionadas); c) questões p/ reflexão; d) comentários gerais (inclusive sobre a atualidade da obra).
    Ver, entre outros:
    Cadernos de Formação ( www.vermelho.org.br );
    SEVERINO, Antonio Joaquim, Metodologia do Trabalho Científico . São Paulo: Cortez/Autores Associados, 2000. 21ª ed. Capítulo III: Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos – pp. 47-61.
    BIBLIOGRAFIA TEXTO UM | BIBLIOGRAFIA TEXTO DOIS | BIBLIOGRAFIA TEXTO TRÊS

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