No 1º de Maio — Dia Internacional dos Trabalhadores — de 2003, Fidel Castro comentou, visivelmente emocionado, a crítica situação por que passava a ilha socialista. James Cason, novo chefe do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Cuba, havia chegado ao país, designado pelo subsecretário de Estado para Assuntos da América Latina do governo do presidente norte-americano George W. Bush, o coordenador da “guerra suja” contra a Revolução Sandinista na Nicarágua. Ele havia organizado grupos que promoviam uma onda de violência no país. Aviões e barcos foram seqüestrados. O Iraque acabara de ser invadido e Cuba era alvo de uma intensa campanha de difamação na mídia internacional. A possibilidade de uma guerra era real. A atual campanha contra a ilha tem tudo a ver com aquela situação — começou ali as ações que tem como epicentro os "dissidentes" organizados por Cason.
Fidel denuncia ameaça de guerra contra Cuba
No 1º de Maio — Dia Internacional dos Trabalhadores — de 2003, Fidel Castro comentou, visivelmente emocionado, a crítica situação por que passava a ilha socialista. James Cason, novo chefe do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Cuba, havia chegado ao país, designado pelo subsecretário de Estado para Assuntos da América Latina do governo […]
Notícias Relacionadas
-
Entenda o que realmente Marx pensa sobre religião
A religião é o ópio do povo? Frase raramente é contextualizada como foi escrita pelo pensador. Neste artigo, Carlos Lopes explora a relação histórica entre marxismo e cristianismo.
-
Há 40 anos, Tancredo Neves era eleito presidente do Brasil
Em nota, movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia relembra o 15 de janeiro de 1985 e como a eleição no Colégio Eleitoral marcou a transição para a democracia.
-
PC Chinês usa tecnologia para melhorar organização partidária; conheça experiência
Conexão entre gestão em rede, autogestão popular e novas tecnologias revela-se um modelo poderoso de mobilização, comunicação e educação política.
-
Protagonismo sindical em conquistas salariais é ignorado
Artigo propõe fortalecer a comunicação sindical com foco em dirigentes, redes sociais e mídia para valorizar conquistas e engajar trabalhadores.
-
ONU proclama 2025 o Ano da Ciência e Tecnologia Quânticas; o que isso significa?
Escolha celebra os 100 anos da publicação dos trabalhos do físico Werner Heisenberg que deram origem à teoria. Entenda como a tecnologia quântica impacta nosso cotidiano e o papel do Brasil nessa jornada.
-
Foco na Reforma Urbana fortalece luta por justiça social e desenvolvimento
Questão é negligenciada no debate político atual, mesmo diante de desafios crescentes. Análise reforça transformação das cidades como instrumento estratégico para enfrentar desigualdades e fortalecer o projeto de desenvolvimento progressista no Brasil.