O seminário foi aberto pela Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB, Liège Rocha, e por Nereide Saviani, da Fundação Maurício Grabois. Ambas destacaram a importância do centenário do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último 8 de março.

Nereide disse que “nós [mulheres do PCdoB] não nos somamos com as entidades que dizem que não há nada para comemorar, para nós é um dia de festa e de luta”. Para ela, “a luta de classe tem diversas manifestações, principalmente econômica e por espaço de poder, e as mulheres devem atuar em uma nova perspectiva, a construção de uma sociedade socialista”.

Uma mulher na presidência

Para Renato Rabelo, um dos sinais de como está o Partido é a presença, em debates e encontros, da juventude e das mulheres. “São elas que dão o clima. O PCdoB é o partido da juventude e das mulheres, e precisamos da contribuição delas”, disse Renato, que completou: “nossa bancada federal é, proporcionalmente, a maior representação feminina no Congresso Nacional”. Renato disse ainda que o PCdoB hoje conta com uma “vice-presidente destacada”, a camarada Luciana Santos, eleita no último congresso nacional do Partido.

O presidente do PCdoB ressaltou também a importância da escolha de Dilma Rousseff para a Presidência da República. “Dilma tem cumprido uma tarefa importante na condução do governo, que fez o Brasil avançar. Tem uma trajetória de luta consequente, pela liberdade e pela democracia e por isso é uma escolha justa de Lula”.

Mulheres na Câmara

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) destacou três importantes pautas de votação de grande interesse das mulheres no Congresso Nacional. A PEC que garante a presença de, pelo menos, uma mulher na Mesa Diretora da Câmara, a aprovação da licença-maternidade de 180 dias e o projeto de equidade salarial.

A secretária de Cultura do Rio, Jandira Feghali, revelou que quando se filiou ao PCdoB, o então presidente nacional do Partido, João Amazonas, foi quem alertou sobre a necessidade de aprofundar o debate sobre a questão da mulher, tratando principalmente do movimento pela emancipação feminista.

Para a presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, “o Brasil vive hoje um momento significativo”. Segundo ela, a democracia é um fator importante para o avanço das conquistas das mulheres. Ana ainda relembrou o papel da camarada Elza Monnerat, uma mulher que cumpriu um destacado papel no Comitê Central do PCdoB.

A mesa do ato político contou com a representação de mulheres do movimento social, sindical e de partidos políticos. Estiveram no ato Conceição Cassandro (Federação das Mulheres Fluminenses), Regina Flores (PSB), Vergínia Berriel (CUT), Raimunda Leone (CTB), Flávia Calé (UEE-RJ), Helena Piragibe (UBM-Carioca), Nena Dupré (PV), Joselice Cerqueira (OAB-Mulher). Também marcaram presença a deputada federal Jô Moraes (PCdoB), vereadoras do PCdoB e secretárias da Mulher do PCdoB de outros estados, incluindo a camarada Dilceia Quintela, do Rio de Janeiro

A vereadora do Rio, Clarissa Garotinho (PR), disse que as mulheres devem entrar na política para ganhar e fazer a diferença no parlamento e não apenas para completar as cotas.

Neste sábado (20) o seminário contará com três mesas de debate: O 8 de março e a luta pelo socialismo, Mulher e Trabalho: Conquistas e Direitos e O poder e a mulher no poder.

Veja abaixo a programação:

Dia 20 – Local: Rio’s Presidente Hotel – Rua Pedro I, nº 19 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

9h30 – Mesa – O 8 de Março e a Luta pelo Socialismo
Palestrantes: Ana Rocha – Presidente do PCdoB-RJ
Mary Castro – Socióloga, Profª da UCSal
Coordenação: Vanja Andréa – Coordenadora UBM/AM

12h30 – Almoço

14h – Mesa – Mulher e Trabalho: Conquistas e Desafios
Palestrantes: Lena Lavinas – Professora do Instituto de Economia da UFRJ
Clara Araújo – Profª do Programa de Pós Graduação/PPCIS e da Graduação em Ciências Sociais – UERJ
Abigail Pereira – Secretária Nacional da Mulher da CTB
Claudia Mazzei (a confirmar)
Coordenação: Joselice Cerqueira – Comissão OAB Mulher RJ

16h – Café

16h30 – Mesa – O Poder das Mulheres e as Mulheres no Poder

Palestrantes: Jandira Feghali – Secretária de Cultura da Cidade do Rio
Hildete Pereira – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, coordenadora de Projetos para Programa de Educação e professora associada da UFF
Edna Roland – Coordenadora de Igualdade Social da Prefeitura de Guarulhos/SP
Coordenação: Olívia Santana – Vereadora PCdoB – Salvador