Ao foro estão convocadas todas as comunidades de usuários das tecnologias de código aberto do país caribeño, assegurou aos repórteres Eduardo Estévez, coordenador nacional de FLISOL, o mais importante evento de Latinoamérica nessa matéria desde 2005.

Durante a jornada, que se efetuará na capital e outras cidades, a Universidade das Ciências Informáticas apresentará a versão 2.0 de NOVA, uma das aplicações de software livre pelas que aposta Cuba.

Estévez adiantou que proximamente se lançará um portal cubano que recolherá o referido à migração às tecnologias livres, um dos projetos principais do Ministério da Informática e as Comunicações em matéria de soberania na matéria.

Também se prevê a apresentação de trabalhos científicos da primeira oficina temática Formação de Estándares de Código Aberto, desenvolvido recentemente pelo Centro Coordenador para a Formação e o Desenvolvimento (FORDES).

Todos os países da região, a exceção de Chile (que o desenvolverá no dia 29 ante as afectaciones pelo terremoto de fevereiro passado) realizarão o Festival neste sábado, manifestou William Vivanco, coordenador de FLISOL em Havana.

_______________________________________________________________

Fonte: Prensa Latina