Responsável pela formação de várias gerações de economistas e analistas, desde os anos 60, a economista Maria da Conceição Tavares completou 80 anos, no sábado (24), e comemorou com festa em sua residência, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, para cerca de 200 convidados. Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, outro papel importante da economista foi sua contribuição analítica em diferentes momentos da economia brasileira.

Pochmann lembrou, em entrevista a jornalistas, que a trajetória de Maria da Conceição começou na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), no Chile.

– E, posteriormente, no Brasil, como uma mestra fundamental nas faculdades e institutos de economia do Rio de Janeiro e Campinas – seguiu.

Sobre suas análises a respeito da economia do país, Pochmann lembrou que “embora (Maria da Conceição) não tenha tido um cargo no governo, ela esteve muito presente no Plano Cruzado (anos 80), por exemplo, e na transição do regime militar da ditadura”.

O presidente do Ipea destacou a importância da economista também no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Então, como profissional, é alguém de referência do ponto de vista da condução de políticas, em diferentes momentos do período democrático – afirmou.

Pochmann lembrou ainda a experiência da economista na área da política, como deputada federal pelo Estado do Rio de Janeiro.

– Ela teve uma participação importante no debate, no Legislativo, de tal forma que ela teve a possibilidade de ter uma ação direta na formulação de legislação brasileira. Vejo ela nessas três referências: como uma pesquisadora, docente, formadora de quadros; como profissional de atuação muito próxima em diferentes governos no período democrático; e como alguém de representação da população, no caso, o Rio de Janeiro, no legislativo federal – concluiu.

_____________________________________________________________________

Com agências