Inácio Arruda comemora entrega de petroleiro em Pernambuco
– Esse é um programa muito especial. Um navio entra por Pernambuco, mas está prevista a construção de navios em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em Alagoas, no Ceará e, evidentemente, no berço da indústria naval brasileira que é o estado do Rio de Janeiro. Tivemos uma retomada sem precedentes e com geração de empregos sem precedentes na história- celebrou o parlamentar em discurso proferido nesta terça-feira (7).
O parlamentar salientou ainda os altos salários pagos pela construção naval, o emprego de tecnologia nacional e o seu significado para o aquecimento da economia brasileira pela geração de empregos, recolocando a economia em “trilhos adequados”. Enfatizou a importância da construção naval para o transporte de mercadorias por meio da cabotagem, especialmente no Nordeste.
Acrescentou a necessidade de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco da Amazônia (Basa) para construir grandes embarcações que possibilitem a pesca oceânica e, com ela, a competitividade brasileira.
Com a iniciativa, disse, diminuem as expectativas negativas do empresariado sobre as dificuldades de financiamento da construção civil de grande porte, segundo ele em decorrência de interferências de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU), com o Ministério Público, entre outros órgãos da administração pública.
João Cândido
Demonstrou também satisfação pela homenagem prestada a João Cândido, marinheiro negro, filho de ex-escravos, que há cem anos liderou a Revolta da Chibata. O movimento, iniciado no Rio de Janeiro no dia 22 de novembro de 1910, pleiteava a abolição dos castigos corporais na Marinha de Guerra.
______________________________________________________________________
A informação é da Agência Senado