À meia-noite de 8 para 9 de maio de 1945, os canhões silenciaram fogo na Europa pela primeira vez desde 1939. É impossível calcular o volume de perdas econômicas causadas pela guerra. Quanto à perda de vidas, há uma estimativa, embora longe de ser exata. Morreram cerca de 50 milhões de pessoas, fardadas ou não. Uma média de 8,3 milhões por ano de luta.
Vitória na Segunda Guerra Mundial
À meia-noite de 8 para 9 de maio de 1945, os canhões silenciaram fogo na Europa pela primeira vez desde 1939. É impossível calcular o volume de perdas econômicas causadas pela guerra. Quanto à perda de vidas, há uma estimativa, embora longe de ser exata. Morreram cerca de 50 milhões de pessoas, fardadas ou não. […]
Notícias Relacionadas
-
Há 77 anos, Câmara dos Deputados cassou mandatos comunistas
Eleitos pelo povo, nomes como Luiz Carlos Prestes, João Amazonas, Carlos Marighella e Jorge Amado perderam seus mandatos em 29 de dezembro de 1947, em meio à Guerra Fria e à ascensão do anticomunismo.
-
Live debate crimes da ditadura e resgata memória de Carlos Danielli; Assista
Nesta segunda (13), às 19h, junte-se a Fernando Garcia, Osvaldo Bertolino e Altair Freitas para refletir sobre as feridas ainda abertas na história do Brasil e o papel do restabelecimento da verdade histórica na construção de um futuro mais justo e democrático. A transmissão será no YouTube da TV Grabois e nas redes sociais da Fundação.
-
Bancos internacionais e especuladores lucraram 25% a mais em 2024 com ataques às moedas dos países emergentes
Saiba quem ganhou, quem perdeu e quanto os bancos lucraram com os ataques especulativos do dólar que desestabilizaram economias emergentes.
-
O Complexo Econômico Industrial da Saúde e a democratização do acesso à saúde
O governo brasileiro lançou em 2023 a nova política industrial – Programa Nova Indústria Brasil-NIB – baseada em seis missões em resposta a desafios da sociedade brasileira e com base no desenvolvimento sustentável. O enunciado revela que não se pretende somente implementar uma política de retomada do desenvolvimento industrial. De fato, sem explicitar para que […]
-
Carlos Danielli: da vida de resistência ao assassinato no DOI-Codi
Jornalista e dirigente do PCdoB, morreu sob tortura, pessoalmente comandada por Brilhante Ustra, em 31 de dezembro de 1972. Ao lado de João Amazonas e Maurício Grabois, teve papel essencial na reorganização do partido e na guerrilha do Araguaia.
-
Ditadura operou estatização capitalista no Brasil
Entenda como o crescimento do capitalismo de Estado no regime militar brasileiro foi evidenciado durante a gestão do general-presidente Ernesto Geisel.