CNPq homenageia Dermeval Saviani
Por indicação do Conselho Deliberativo da entidade, a honraria foi concedida ao professores Aziz Ab'Saber (USP), Helga Iracema Landgraf Piccolo (UFRGS), João Lúcio de Azevedo (USP) e Dermeval Saviani (Unicamp), este último colaborador regular da revista Princípios e membro do Conselho Consultivo da Fundação Maurício Grabois.
Professor emérito da Universidade de Campinas (UNICAMP), Saviani dedicou seus aproximadamente 40 anos de carreira à pesquisa educacional, com ênfase nos campos da filosofia e da história da educação brasileira. Suas pesquisas são referência na área, e já recebeu o reconhecimento da comunidade científica através de prêmios como Medalha do Mérito Educacional do Ministério da Educação; Prêmio Zeferino Vaz de produção científica e Prêmio Jabuti em Educação, no ano de 2008.
Ele falou sobre o título de pesquisador emérito do CNPq após receber o diploma durante a solenidade e disse que é gratificante receber esse prêmio porque expressa o reconhecimento por um trabalho realizado ao longo dos anos. Duas importantes pesquisas realizadas pelo professor Saviani – A história das idéias pedagógicas no Brasil e Espaço Acadêmico da Pedagogia no Brasil – tiveram financiamento do CNPq. Além disso, sua participação em atividades do órgão chega à quase 30 anos entre atividades de pesquisa e atuação no Comitê de Educação, que ele ajudou a criar como área específica.
Com um currículo invejável — Lecionou na pós-graduação de importantes universidades no país e no exterior, é autor de 31 livros, 62 capítulos e 80 prefácios de livros, orientou 36 dissertações de mestrado e 54 teses de doutorado, foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo entre 1984 e 1987, integrou importantes corpos de assessoria científica, como da CAPES, CNPq, INEP e FAPESP, é membro do Conselho Editorial das principais revistas de educação do país. — Dermeval Saviani é uma pessoa simples e defende que a ciência não pode viver descolada da realidade.
A relação do seu trabalho com o marxismo é explicada pela necessidade dialética em unir “teoria e prática, ação e pensamento, vida e razão”. A linha teórica foi aprovada pelos alunos que se identificaram com a proposta do mestre.
Sobre a pesquisa em educação, onde a prática é a tônica do debate, Saviani afirma que o debate sobre o potencial científico da área está superado. “A dialética é o caminho para reconhecer a efetividade da educação enquanto ciência”, afirma. Ele acredita que através da pedagogia é possível analisar a educação global, recuperando e analisando as características e potencialidades do indivíduo e que esta pode, em perspectiva, se tornar uma ciência específica.