Articulando cultura popular, folclore, cordel, cinema, novas tecnologias da informação, pesquisa em bibliotecas e na internet, o autor passa em revista da poesia clássica à poesia concreta e visual dos dias de hoje e dá dicas preciosas de como trabalhar o texto poético em sala de aula ou em projetos escolares de forma criativa e estimulante.

Publicada no final do ano passado e já presente nas livrarias, a coleção será lançada nacionalmente na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo

Seguem pequenas resenhas de cada um dos 3 volumes da coleção:

Séries finais do ensino fundamental

Este livro é dedicado aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental que, com muito empenho, se dedicam a transformar o processo de letramento em uma conquista além do domínio mecânico da leitura e da escrita. O encantamento que a leitura pode propiciar vai depender e muito, do modo como o professor e os alunos se apropriem dos textos, da magia que descubram por trás de símbolos e sinais.

Aqui se trata exclusivamente da poesia, que, entre os gêneros literários, é o que mais sofre com a aguda crise de leitores. E é nesta fase de desenvolvimento cognitivo que o professor poderá atrair as crianças para a sua leitura e fruição.

Séries finais do ensino fundamental

O trabalho com poesia em séries finais do Ensino Fundamental é uma das atividades mais gratificantes para o professor de língua: as possibilidades são muitas, os alunos são receptivos, o repertório linguístico mobilizável pelas práticas escolares já é considerável e o texto poético opera num campo privilegiado do saber: o da criatividade.

Nesse nível de ensino encontramos alunos que são, a rigor, crianças ainda. Porém, fruto de importantes transformações físicas e psicológicas, nos vemos também frequentemente diante de típicos adolescentes. O trabalho com poesia nessa faixa etária e nesse ciclo da educação escolar atende, assim, a necessidades urgentes de alunos pré-adolescentes e adolescentes, aproveitando neles o que nessa faixa ainda não está soterrado por leituras obrigatórias: a criatividade.

Ensino médio

Este livro foi escrito para o professor que atua no ensino médio: com adolescentes e muitas vezes, com jovens adultos. O tema é a poesia, este gênero mais esquecido do que qualquer outro e que precisa urgentemente ser resgatado pela escola e pelo professor.

A escola muitas vezes joga contra o amor, o prazer e a felicidade. Corações e mais corações de estudantes são empedernidos contra poetas e romancistas pelo fato de serem introduzidos como castigos e preparação para exames. Mas a poesia, na maioria dos casos, nem para exames e castigos é lembrada – e talvez nisso resida um pouco sua sorte.

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Doutor em Letras e doutorando em Educação pela USP