Aliados de Dilma nos estados lideram pesquisas de julho
Nos demais estados que tiveram pesquisas divulgadas (RS, ES, CE, SC, AC, MG e PE), os candidatos que pertencem a partidos aliados do governo Lula e que na sua maioria apoiam a candidatura de Dilma Rousseff à presidência lideram nas intenções de voto. No AC, PE, ES e CE os candidatos dilmistas podem vencer no primeiro turno. Em MG e RS, aliados de Dilma lideram (o peemedebista Hélio Costa, em Minas; e o petista Tarso Genro, no Rio Grande do Sul), mas deve haver segundo turno nestes estados. Em Santa Catarina, a candidata que lidera a disputa pelo governo estadual, Angela Amin, mantém-se neutra na corrida presidencial, mas seu partido, o PP, apoia Dilma informalmente.
O eleitor brasileiro, historicamente, costuma diferenciar as candidaturas estaduais e federal. O voto num candidato de determinado partido para o governo estadual nem sempre influencia a opção do eleitor para a presidência. Prova disso é o Acre, onde o candidato petista ao governo, Tião Viana, lidera com 63% dos votos, mas a também petista Dilma Rousseff está em terceiro na disputa presidencial, com 16% das intenções de voto dos eleitores acrianos. Porém, é preciso considerar que até 3 de outubro há muita campanha para acontecer e os programas de TV dos candidatos terão grande impacto na decisão do eleitorado, quando ficar mais claro para os eleitores a que grupos políticos e a quais projetos cada candidato está vinculado.
Veja abaixo um resumo das pesquisas estaduais divulgadas no mês de julho:
ACRE
O candidato do PT, Tião Viana, lidera a disputa pelo Governo do Estado com 63% das intenções de voto. Venceria facilmente no primeiro turno. O segundo colocado é o candidato do PSDB, Tião Bocalom, com 18%. Gouveia (Tijolinho), que disputa a eleição pelo PRTB, aparece com 2%. Os votos brancos e nulos totalizam 4%. Eleitores indecisos são 13%. A pesquisa é do instituto Ibope e foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho de 2010.
Na disputa presidencial, um quadro diferenciado em relação à realidade nacional: José Serra (PSDB), aparece na frente com 39%. A candidata do PV, Marina Silva, que é do Acre, é a segunda colocada nas intenções de voto, com 29%, enquanto a petista Dilma Roussef tem 16%.
Para o Senado, Jorge Viana (PT) lidera disparado com 67% das intenções de voto. Em patamar inferior, Petecão (PMN) aparece em segundo lugar, com 31%, seguido por Edvaldo Magalhães, do PCdoB, com 27%. O peemedebista João Correia tem 11% das intenções de voto para o Senado.
Eleitores indecisos totalizam 26%. Votos em branco ou eleitores que declaram intenção de anular voto somam 5%.
CEARÁ
Pesquisa Datafolha realizada no Ceará aponta um franco favoritismo do governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição. Irmão de Ciro Gomes, Cid emerge na pesquisa com 47% das intenções de voto. Os dados encontram-se publicados na edição desta segunda-feira (19) do diário O Povo. O segundo colocado é o ex-tucano Lúcio Alcântara, hoje no PR. Ele obteve 26%. Bem atrás, na terceira colocação, surge Marcos Cals (PSDB), com 7%.
Há outros quatro postulantes ao governo cearense. Francisco Gonzaga (PSTU) atingiu 2%. Soraya Tupinambá (PSOL), 1%. Marcelo Silva (PV) e Maria da Natividade (PCB) obtiveram pontuações abaixo de 1%.
O Datafolha não divulgou resultados para a disputa presidencial e ao Senado no Ceará.
ESPÍRITO SANTO
Líder nas intenções de voto no período da pré-campanha, o senador Renato Casagrande (PSB) se mantém na dianteira na corrida eleitoral no Espírito Santo com 59,8% das intenções de voto, contra 19,6% de seu principal adversário, o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). A distância entre os dois candidatos ao governo chegou a 40,2 pontos percentuais, segundo apontou a primeira pesquisa Fecomércio/Futura para o jornal A Gazeta após o registro das candidaturas. A ex-deputada estadual Brice Bragato (PSOL) obteve 2,8% das intenções, ao passo que o advogado Gilberto Caregnato (PRTB) marcou 1%.
Com relação à disputa presidencial, Serra lidera na preferência do eleitorado capixaba com 40,6% seguido por 32,8% da ex-ministra Dilma Rousseff. Numa comparação com as últimas duas pesquisas Fecomércio/Futura/A Gazeta é a segunda vez em que se registrou uma queda na diferença entre o tucano e a petista no Estado na consulta estimulada, hoje em 7,8 pontos percentuais. Em maio, Serra teve 44,8%, contra 24,9% de Dima. Marina Silva aparece com 8,5%, um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação a junho. José Maria de Almeida, o Zé Maria (PSTU), e José Maria Eymael (PSDC) obtiveram 0,5% cada. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) marcou 0,5%. Ivan Pinheiro (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) registraram 0,1% cada um. Américo de Souza (PSL) não obteve pontuação. Os indecisos totalizaram 12% e brancos e nulos, 4,6%.
Não foi feita pesquisa para o Senado.
PERNAMBUCO
Em Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB), aliado de Dilma, ampliou em sete pontos percentuais a vantagem em relação ao seu principal adversário, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que apoia José Serra. Eduardo agora tem 62% contra 24% de Jarbas. Na pesquisa anterior, do instito Exatta, publicada pelo Diario de PErnambuco há pouco mais de um mês, o placar eleitoral apontava 61% a 30% a favor do candidato socialista.
Com exceção de Edinho Silva (PSOL) que atingiu 1%, os demais candidatos ao governo estadual não pontuaram na pesquisa. São eles Sérgio Xavier (PV), Anselmo Campelo (PRTB ), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB). O levantamento foi realizado entre os dias 13 a 16 de julho.
Na disputa presidencial, um outro instituto, Maurício de Nassau, mediu as intenções de voto para a corrida ao Planalto. Dilma Rousseff lidera com folga entre os eleitores pernambucanos. A petista obteve, na pesquisa estimulada, 52% das intenções de votos, contra 23% de José Serra (PSDB) e 4% para Marina Silva (PV). A soma dos demais candidatos é de 1% apenas.
A disputa pelo Senado em Pernambuco está em bloco: Marco Maciel (DEM) e Humberto Costa (PT) lideram as pesquisas empatados com 42%. Armando Monteiro Neto (PTB) vem em terceiro com 22% e Raul Jungmann (PPS) em quarto com 11%.
MINAS GERAIS
Alvo de contestação por parte do PSDB, a pesquisa Sensus para o governo de Minas Gerais mostra que o candidato do PMDB, Hélio Costa, mantém a liderança com 43,4%. O governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição e apoiador de José Serra, aparece com 21,5% da preferência do eleitorado. Os candidatos José Fernando (PV) e Vanessa Portugal (PSTU) dividem o terceiro lugar com exatos 2,3% cada um. Os eleitores indecisos, e os que votariam em branco ou nulo som 28,1%. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11 de julho.
Na disputa presidencial, Dilma Rousseff (PT) aparece na frente com 35,5%, seguida de José Serra (PSDB), com 34% e Marina Silva (PV), com 9,2%. A margem de erro é de 2,5 pontos. Brancos, nulos e indecisos somam 19,7%.
Para o Senado, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) lidera a disputa com 37,4%, seguido por Itamar Franco (PPS) com 22,3%. O petista Fernando Pimentel aparece em terceiro, com 11% das intenções de voto. Marilda Terezinha Fonseca (PSOL) é a quarta colocada na disputa, com 1%.
SANTA CATARINA
A última pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope e encomendada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinducon) segue demonstrando a liderança da candidata do PP, Ângela Amin, pela corrida ao governo de Santa Catarina. No cenário com os seis candidatos que disputam a eleição, Ângela obtem preferência de 37% dos eleitores, enquanto o segundo colocado Raimundo Colombo (DEM) fica com 20%. A candidata do PT, Ideli Salvatti, aparece em terceiro com 13%. O palanque de Dilma no Estado é o de Ideli Salvatti. Angela Amin mantém-se neutra, apesar do apoio de seu partido, o PP, à candidatura de Dilma. Raimundo Colombo apoia Serra, mas seu vice, que é do PMDB, está com Dilma.
Quanto à corrida presidencial, o tucano José Serra lidera as preferências para o primeiro turno com 46% das intenções, sendo que a candidata Dilma Rousseff fica 30% e Marina Silva, 7%. O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de julho, com margem de erro de 3 pontos para cima ou para baixo.
Para o Senado, os cinco candidatos melhor colocados são, na ordem, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) comn42%; Paulo Bauer (PSDB) 22%; Hugo Biehl (PP) 12%; Cláudio Vignatti (PT) 8% e Eliabete Tiscoski (PP) com 5%. O número de indeciso é grande: 57%.
RIO GRANDE DO SUL
Pesquisa Ibope sobre as eleições para o governo do Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra o candidato do PT, Tarso Genro, liderando com 39% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) aparece em segundo lugar, com 29%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 15%. Os outros candidatos aparecem com 1% ou menos das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de julho. Tarso apoia Dilma. Fogaça está neutro, apesar do PDMB nacional estar com Dilma. O palanque de Serra no Estado restringe-se à candidatura de Yeda Crusius.
Na disputa presidencial, Serra aparece na frente com 46% das intenções de voto dos gaúchos. Dilma Rousseff tem 37% e Marina Silva 6%. Já na pesquisa espontânea, Serra e Dilma estão tecnicamente empatados com 27% para o tucano e 24% para a candidata petista.
Para o cargo de senador pelo Estado do Rio Grande do Sul, somando-se as duas menções, os candidatos Germano Rigotto (PMDB) e Paulo Paim (PT) aparecem empatados com 46% das intenções de voto. Em seguida vem Ana Amélia Lemos (PP), com 40%. Os demais candidatos aparecem em patamar inferior (com no máximo 5% das menções), enquanto 26% dos eleitores estão indecisos sobre o seu voto para o Senado e 7% têm intenção de votar em branco ou anular o voto.
DISTRITO FEDERAL
Na primeira pesquisa publicada pelo Instituto Dados depois das convenções partidárias e do registro das candidaturas, a vantagem que Joaquim Roriz, candidato do PSC e apoiador de Serra, tem para Agnelo Queiroz, do PT, foi reduzida em relação a todos os cenários anteriores. Roriz obteve 36,3% das intenções de voto. Agnelo Queiroz, que apoia Dilma, aumentou sua intenção em relação às outras pesquisas do instituto, chegando pela primeira vez à marca de 27,5%. A diferença caiu para 8,8 pontos percentuais. O terceiro colocado é Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do PSOL, que obteve apenas 2,2%. Os demais candidatos não alcançaram 1%.
O Instituto Dados também ouviu os eleitores do Distrito Federal sobre a intenção de voto para presidente da República. Em pesquisa estimulada, Dilma Rousseff foi a primeira colocada, com índice de 31,3%. José Serra vem em segundo com 26,3%. Os números mostram certa consolidação da liderança de Dilma no DF. Marina Silva, do PV, mostrou que Brasília é um dos lugares em que sua candidatura está mais bem cotada. Ela teve 15,8%. Os demais postulantes ao Planalto não alcançaram 1%. O estudo foi realizado entre os dias 10 e 15 de julho.
Não há dados disponíveis sobre a disputa para o Senado.