Pesquisa aponta que Países emergentes vão dominar revolução digital
Segundo a pesquisa “O novo bilhão da Internet”, do instituto americano Boston Consulting Group, o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a Indonésia vão ditar as regras do mercado das novas tecnologias no futuro, reunindo, até 2015, 1,2 bilhão de internautas em todo o planeta.
Os países emergentes vão protagonizar a revolução digital, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Boston Consulting Group. De acordo com o estudo, batizado de “O novo bilhão da Internet”, o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a Indonésia serão os responsáveis pelas mudanças nos hábitos de consumo digital nos próximos anos, e ditar as regras do novo mercado de novas tecnologias. Cerca de 610 milhões de habitantes desses países estão conectados à Internet, mas a previsão é que, em 2015, esse número atinja a marca de 1,2 bilhão de usuários –quase três vezes mais do que os Estados Unidos e o Japão juntos.
O crescimento anual dos usuários será entre 9 e 20%, principalmente entre os jovens, que vão, segundo a pesquisa, “formar os ecossistemas do mercado digital que será povoado pelas gerações futuras.” Atualmente, cerca de 60% dos internautas têm menos de 35 anos, um público cada vez mais exigente e sofisticado, “que gera uma demanda por novos produtos e bens de consumo”, destaca a pesquisa.
De acordo com o instituto, mesmo que os cinco países façam parte de um só grupo, existem muitas diferenças entre eles. No Brasil e na Rússia, por exemplo, 32% da população tem um computador, contra 20% na China e 5% na Indonésia. No mercado brasileiro e russo, o número de computadores per capita tende a aumentar, enquanto os internautas de outros países vão passar diretamente para o 3G, a Internet móvel acessada pelo telefone celular.
________________________________________________________________________
A informação é do Guia Global