“As propostas de Dilma para a educação são as melhores porque dão continuidade ao processo iniciado por Lula, de criação de novas universidades, de ampliação das existentes. Também não podemos esquecer do apoio dado aos outros níveis de ensino, por meio, por exemplo, da criação de muitas escolas técnicas. Na área de ciência & tecnologia foi bastante ampliado o apoio financeiro à pesquisa, por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia, do CNPq e da Capes.”

Luiz Pinguelli Rosa – Físico, professor e diretor da Coppe/UFRJ. Ex-presidente da Eletrobrás.
________________________________

“O programa educacional de Dilma é o melhor porque nele a educação continua sendo tratada como direito do cidadão e, portanto, como responsabilidade do Estado. Dilma recusa a privatização do direito à educação sob a forma do ensino privado. Além disso, o programa de Dilma é melhor porque dá continuidade à inclusão social através do Proeja, do Prouni, do Reuni e de todo o processo de alfabetização de adultos. É superior porque leva em conta a expansão das escolas tecnológicas e profissionalizantes, leva em conta a expansão do ensino universitário e, sobretudo, a requalificação dos professores do ensino básico, do ensino fundamental. Não tem comparação. Não se trata de ser melhor; simplesmente não há comparação!”

Marilena Chauí – Filósofa, professora da USP.
_____________________________

“O programa da Dilma para a área de C&T é o melhor porque é um programa para todo o Brasil, para todos os brasileiros, e não apenas para uma pequena parte deles. Esta é a chance que nós temos de fazer com que a ciência possa servir a todos os brasileiros. Na área de educação nós tivemos nos últimos anos o maior ministro que eu conheci na minha vida, provavelmente o melhor de todos os tempos. Espero que tudo o que o ministro Haddad começou seja não apenas mantido, mas ampliado de maneira exponencial, porque estamos diante da maior revolução educacional que o Brasil já conheceu.”

Miguel Nicolelis – Médico, líder do Instituto de Neurociências de Natal
________________________________

“Dilma tem uma perspectiva de sistema, ou seja, pensa da creche à pós-graduação. Pensa, sobretudo, na perspectiva da educação como o grande alicerce do processo de desenvolvimento do Brasil. À medida que pretende integrar todo o sistema, seu programa rompe inclusive com uma velha dicotomia: aquela entre educação básica e superior. Precisamos formar cada vez mais gente, cada vez mais professores, cada vez mais pós-graduados para qualificar o ensino fundamental. Por isso o programa da Dilma é o melhor. E é melhor também porque se baseia naquilo que já foi feito. O governo do presidente Lula é o governo que mais fez pela educação na história deste país. Eu fui reitora de uma universidade estadual (a Uerj) e eu sei o que é lidar com o Paulo Renato como ministro da Educação.”

Nilcéia Freire – Secretária de Políticas para as Mulheres do governo Lula e ex-reitora da Uerj.
______________________________

“Dilma é a melhor opção porque demonstra, na vida real, que tem muito mais compromisso com nossas propostas, com nossas reivindicações. Precisamos interpretar a história recente do Brasil e comparar compromissos, comparar biografias. No segundo turno fica mais explícita a diferença entre os projetos propostos. Serra, por sua biografia, por seus compromissos e pela política que representa – que ficou bem clara quando foi governador de São Paulo, prefeito e ministro do governo Fernando Henrique Cardoso – já deixou claro que o compromisso dele com a juventude é um compromisso rebaixado. Ele não possui compromisso com a juventude, não possui compromisso com a educação, não está empenhado em construir uma sociedade com mais direitos. É baseado nisso que precisamos nos posicionar para deixar bem claro agora as diferenças de projeto. Não podemos de maneira nenhuma aceitar que o Brasil sofra retrocessos. Então precisamos, nestas próximas duas semanas, de muita garra e muita dedicação para alcançarmos a vitória em 31 de outubro.”



Augusto Chagas – Presidente da UNE.
_____________________________

“Dilma tem compromisso com salários dignos para os professores e com a formação continuada como forma de alcançar a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, ela tem respeito pelos professores e jamais os trataria senão com a dignidade, o carinho e o respeito que merecem. Já na área de ciência & tecnologia ela garantirá as melhores condições e oportunidades para que os cientistas possam realizar suas pesquisas em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos os brasileiros e brasileiras.”

Eduardo Suplicy – Senador.
_____________________________

“As propostas de Dilma para a área de ciência & tecnologia são as melhores porque propõem a ampliação dos investimentos, que hoje, após o governo Lula, já chegam a algo em torno de 1,5% do Produto Interno Bruto. Dilma também pensa desde a formação científica realizada no ensino médio até a pós-graduação e os programas de excelência existentes em nosso país, além de propugnar um grande investimento em inovação tecnológica, questão diretamente relacionada à riqueza e ao desenvolvimento nacional. Desenvolvimento que não é apenas econômico, porque a ciência também está ligada ao desenvolvimento social, como demonstram as propostas ligadas à popularização da ciência, o plano de banda larga, a criação de mais museus, escolas, universidades e a ampliação do número de mestres e doutores graduados no país.”

Elisangela Lizardo – Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
________________________________

“As propostas da Dilma para a juventude, a educação e a ciência são as melhores por dois fatores. Em primeiro lugar, porque se baseiam na ótima experiência dos últimos oito anos, quando a educação e a ciência passaram a ser consideradas pilares fundamentais do projeto de desenvolvimento do Brasil. E, claro, a juventude não fez senão se beneficiar disso. Durante os oito anos do governo Fernando Henrique inexistiu uma política clara e consistente de apoio às universidades públicas, responsáveis por mais de 70% das pesquisas científicas realizadas no país. Além disso, nesses oito anos não houve uma política de inovação tecnológica firme e consistente, capaz de garantir competitividade às empresas nacionais. No governo Lula o que se deu foi exatamente o contrário. O Brasil passou a investir em ciência e tecnologia, em inovação tecnológica, e as universidades passaram a receber mais recursos para desenvolver suas pesquisas. A Dilma representa a continuidade desse projeto, e por isso seu programa é o melhor. O programa de José Serra representa a volta ao passado, a um período em que a universidade brasileira enfrentou muitos obstáculos. Um período em que uma universidade como a UFRJ teve dificuldade até mesmo para pagar suas contas de luz. Não podemos voltar a esse período.”

Gustavo Petta – Ex-presidente da UNE (2003-2007).
_______________________________

“A gente aprende muita coisa todo dia com o pai, com a mãe, na rua, com o vizinho, na igreja, mas o que é importante mesmo para o saber científico é a escola. Essa é a possibilidade que Dilma abre, seguindo iluminada. Assim como o Lula chegou à presidência iluminado pelas teorias e pelas práticas de Paulo Freire, Dilma pode dar continuidade a isso. Como presidenta será capaz de elevar o nível da educação de um saber de experiência feita (como dizia Paulo) para um saber científico, para um saber crítico que pode ser também um saber político transformador da sociedade.”

Ana Maria Freire – Professora da PUC-SP e viúva do educador Paulo Freire.