Aldo da Silva Arantes foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 1961a 1962. Foi preso político e, após a anistia, foi deputado federal por quatro mandatos.

Com Haroldo Lima lançou o livro “História de Ação Popular”. Em 1998, lançou “O desafio da Oposição” e, em 2002, “O FMI e a nova dependência brasileira”.

Desde a criação da Fundação Maurício Grabois, Aldo Arantes é seu Diretor do Meio Ambiente. Coordenou em julho de 2008 o Seminário Nacional do Meio Ambiente, em Brasília e em novembro o Seminário “Amazônia Sustentável”, ocorrido em Belém como evento preparatório ao Fórum Social Mundial. Desse seminário foi publicado um livreto bilíngue (português/inglês), distribuído no FSM/2009, “Amazônia Sustentável”.

No Fórum Social Mundial acima referido, coordenou o debate realizado em parceria com a Fundação Perseu Abramo com o tema “Amazônia: Soberania e desenvolvimento”, que contou inclusive com a participação do Ministro do Meio Ambiente à época Carlos Minc.

Em fevereiro de 2010 coordenou, na Câmara dos Deputados, o debate “Código Florestal – Desenvolvimento e Defesa do Meio Ambiente.

No mês de abril de 2010 coordenou a realização dos Seminários sobre “Meio Ambiente e Questão Urbana” na cidade de São Paulo nos dias 15 e 16 de abril e “Meio Ambiente no Centro-Oeste” nos dias 23 e 24 de abril na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás.

Como deputado federal desenvolveu em Goiás a campanha em Defesa do Rio Araguaia. Foi Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás. Tem realizado inúmeras palestras e escrito vários artigos sobre a questão ambiental.

É mestre em ciências políticas pela Universidade de Brasília.