Em novembro, será apresentado o documentário Camponeses do Araguaia – A guerrilha vista por dentro, dirigido por Vandré Fernandes. Exibido na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme narra a história da guerrilha a partir do ponto de vista dos camponeses que conviveram com os militantes comunistas no Araguaia.

Depoimentos e imagens de arquivo recuperam um dos principais capítulos da história da resistência armada no Brasil. A sessão será seguida de debate com a presença do diretor Vandré Fernandes, de Rogério Zagallo, produtor e montador do filme, Adalberto Monteiro, da Fundação Mauricio Grabois, co-produtora do documentário, e de Paulo Abrão, Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br

Taxa de manutenção: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

PROGRAMAÇÃO

12.11 | SEXTA

SALA CINEMATECA PETROBRAS

20h30 CAMPONESES DO ARAGUAIA – A GUERRILHA VISTA POR DENTRO | DEBATE COM VANDRÉ FERNANDES, ROGÉRIO ZAGALLO, ADALBERTO MONTEIRO E PAULO ABRÃO

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

Camponeses do Araguaia – A guerrilha vista por dentro, de Vandré Fernandes
Araguaia, 2010, vídeo digital, cor, 75’ | Exibição em Beta digital
Camponeses contam a amizade com os "Paulistas" (militantes do PCdoB), que protagonizaram a Guerrilha do Araguaia (1972-1974). Eles revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região, durante a ditadura militar.
Classificação indicativa: 12 anos
sex 12 20h30

___________________________________________________________

A informação é da Cinemateca de São Paulo