A iniciativa pretende reunir cerca de 2000 pessoas – entre pesquisadores, técnicos, parlamentares, gestores, bolsistas, estudantes, trabalhadores e empresários, entre outros – para maturar o debate sobre rumos e modelos de desenvolvimento.

Termo controverso, de forte teor polissêmico, a palavra desenvolvimento tem sido empregada, na maioria das vezes, de forma pouco rigorosa, ora como sinônimo de crescimento econômico, ora em sentido mais vago. Na compreensão dos organizadores do seminário, contudo, um projeto de desenvolvimento deve ser concebido como uma “construção política da sociedade, significando bem mais do que o mero crescimento da economia”.

Partindo do pressuposto de que tal projeto não pode ser elaborado apenas por economistas e especialistas, dentro de um ambiente exclusivamente acadêmico, o Ipea busca, com a 1º Code, travar esse debate junto a um público mais extenso. A Conferência terá a participação de escolas e universidades, além de ampla cobertura da mídia, e contará com transmissão on-line.

Ao justificar a necessidade de envolvimento de um público maior, os idealizadores do evento destacam: “Um projeto de desenvolvimento só será de fato um projeto social, e não apenas um plano econômico, se ele se transformar em movimento político da sociedade brasileira, envolvendo seus mais amplos e representativos setores”.

A Conferência incluirá instalações, projeções e lançamentos de livros e demais publicações, além da exposição de resultados de pesquisas sobre modelos de desenvolvimento. Os trabalhos estarão distribuídos entre os sete eixos temáticos que norteiam o trabalho do Ipea, quais sejam: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecno-produtiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades, e sustentabilidade ambiental.

Fundação Grabois presente

A Fundação Maurício Grabois marca presença na 1º Code em dois momentos. No dia 24 compõe, em conjunto com outras fundações partidárias – como a Perseu Abramo (PT), a João Mangabeira (PSB) e a Ulysses Guimarães (PMDB) – a mesa “A política e a macroeconomia”. O debate, visto como momento destacado da Conferência, acontece às 16h na sala 16 das instalações do evento – um conjunto de tendas situado na Esplanada dos Ministérios.

Segundo Aloísio Sérgio Barroso, diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Maurício Grabois e um dos conferencistas da mesa, o tema proposto pelo Ipea tem sua importância ainda mais relevada no contexto atual, quando se discute um novo projeto nacional e uma nova estratégia de desenvolvimento. Para Barroso, a questão do desenvolvimento não pode ser vista apenas sob o prisma econômico, devendo ser considerada, também, em sua necessária dimensão política. “Já Celso Furtado, em seu Um Projeto para o Brasil, alertava para o fato de que um projeto de desenvolvimento não deve partir das taxas de investimento ou da dimensão dos mercados, mas do ‘horizonte de aspirações da coletividade’”.

Além de compor a referida mesa, a Fundação Maurício Grabois promove, na mesma data e no mesmo local, em seguida ao debate protagonizado pelas fundações partidárias, o lançamento dos livros Desvendar o Brasil – Suas singularidades, contradições e potencialidades e Desenvolvimento – Ideias para um projeto nacional. O lançamento dos livros – publicados em parceria com a Editora Anita Garibaldi – contará com as presenças de Marcio Pochmann, presidente do Ipea; João Sicsú, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas da mesma instituição, e Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB – todos eles autores de artigos constantes de uma das publicações ou de ambas.

Ao participar com destaque da 1º Conferência do Desenvolvimento, a Fundação Maurício Grabois dá sua contribuição para um debate crucial, cuja importância cresce no momento presente, quando se delineia com maior nitidez uma estratégia de reconfiguração dos rumos do país.



Para mais informações sobre o evento do Ipea clique aqui:

www.ipea.gov.br/code/index.html