A Fundação esteve presente no Fórum Mundial de Porto Alegre, ocorrido entre os dias 25 e 29 de janeiro. Na ocasião foi lançado o livro A via de desenvolvimento de orientação socialista, de Samir Amin.

Já no Fórum Social Temático de Salvador (29 de janeiro a 1º de fevereiro), a Fundação Grabois promoveu, em parceria com as fundações Lauro Campos e Dinarco Reis, debates sobre os temas “A crise do capitalismo e suas perspectivas”, “Estratégias da Revolução Brasileira” e “Marxismo no Brasil”.

IV Fórum Social Américas
A Fundação Maurício Grabois também realizou, no âmbito do IV Fórum Social Américas – ocorrido entre os dias 11 e 15 de agosto na cidade de Assunção, Paraguai – atividades sobre temas de grande relevância no atual estágio político da América Latina.

A mesa “Governos de esquerda e progressistas e integração solidária na América Latina” – promovida em parceria com a Fundação Perseu Abramo (PT) e com o apoio do Fórum de São Paulo – partiu da constatação de que, de 1998 a 2009, forças políticas críticas ao neoliberalismo venceram as eleições presidenciais em diversos países da América Latina. Com base nessa realidade, o debate buscou responder às seguintes perguntas: Quais as realizações desses governos? Quais seus desafios presentes e futuros? Em que medida eles contribuíram para materializar objetivos socialistas e de esquerda?

Participaram da discussão Valter Pomar, membro do Diretório Nacional do PT e secretário executivo do Fórum de São Paulo; Hector Fraginals, do Partido Comunista Cubano; Jorge Kreyness, secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista da Argentina, e Jacopo Torres, do Partido Socialista Unificado da Venezuela.

Outra atividade copatrocinada pela Fundação Grabois foi “Brasil: transformações e desafios para o próximo período”. O evento realizou balanço do governo brasileiro de 2003 até os dias atuais, abordando temas como o papel do Brasil na integração da América Latina, a relação do governo Lula com os movimentos sociais, as eleições presidenciais de 2010 e os desafios para os
próximos anos. Compuseram a mesa Fernando Apparício Silva, assessor especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Ricardo Abreu “Alemão”, secretário de Relações Internacionais do PCdoB; Valter Pomar, secretário de Relações Internacionais do PT; Adeilson Teles, da Central única dos Trabalhadores (CUT), e Nivaldo Santana, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Ainda no Fórum Social Américas, a Fundação Grabois promoveu, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, o debate “Defesa, segurança pública e luta contra o crime organizado”, que reuniu especialistas acadêmicos de vários países da região.