Ao longo do ano a Fundação Maurício Grabois debateu também outras facetas da questão ambiental. Nos dias 15 e 16 de abril teve lugar na cidade de São Paulo o Seminário “Questão Urbana e Meio Ambiente”. O evento discutiu alternativas de solução dos complexos problemas ambientais colocados pela vida nos grandes centros urbanos.

Já o Seminário “Centro-Oeste: desenvolvimento econômico e social” lotou o auditório da Faculdade de Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal de Goiás para debater temas relacionados aos biomas cerrado e pantanal, tais como biodiversidade, clima e desmatamento. Os conferencistas foram unânimes em apontar o manejo adequado e o uso apropriado da água, além da valorização dos frutos e dos animais silvestres da região, como forma de gerar renda evitando a degradação dos recursos naturais da região central do Brasil.

A Fundação Maurício Grabois realizou ainda, em parceria com o mandato do deputado federal Aldo Rebelo, o Seminário “Código Florestal: desenvolvimento e defesa do Meio Ambiente”. O evento, ocorrido em 23 de fevereiro no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, debateu os diversos aspectos implicados na reforma do principal diploma legal do país na área do meio ambiente.