A proposta da presidente Dilma Rousseff (PT) de entregar à iniciativa privada a construção e operação dos novos terminais nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas, dois dos principais do País, foi interpretada por tucanos como uma "contradição". Em sua primeira análise de conjuntura de 2011, o Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos e formação política ligado ao PSDB, alegou que se trata da "mesmíssima proposta que José Serra defendeu na campanha de 2010 e que abraçara desde que governava São Paulo".

Em julho do ano passado, quando disputava a presidência, o tucano chegou a comentar, durante entrevista a uma rádio do Rio de Janeiro, que era a favor da privatização dos aeroportos como forma de preparar o Brasil para receber a Copa 2014 e a Olimpíada 2016.

Intitulado "Conveniência eleitoral", o texto diz ainda que a ideia teria sido levada pelo então governador de São Paulo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a "rechaçou com apoio de Dilma".

– Como se pode ver, num ponto não há novidade na Dilma que chega agora ao poder máximo da República e seu antecessor: ambos repetem práticas de seu partido ao fazer no governo aquilo que antes criticavam, na maioria das vezes por puro oportunismo e conveniência político-eleitorais. As bravatas petistas de sempre não deixaram de existir.

Líder do governo na Câmara, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) rebateu a insinuação de incoerência no discurso da presidente, que, durante a campanha, não ecomomizou críticas às privatizações no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).

– Primeiro, estão se adiantando em coisas que não conhecem. Não viram ainda a medida provisória, o projeto de lei. Não sei como a presidente vai encaminhar.

Vaccarezza enfatiza que a proposta de Dilma em relação a Viracopos e Guarulhos não pode ser comparada às privatizações da era FHC e reconhece que, para resolver o problema dos aeroportos do País, é preciso "contar com a iniciativa privada".

– Não tem nenhuma comparação com o processo de privatização neoliberal dirigido pelo PSDB e pelo DEM e pelo Fernando Henrique Cardoso, que vendeu as empresas nacionais a preço de banana, sem criar nenhum controle, nenhum parâmetro. É um sistema de concessão (a proposta para os aeroportos). Nada será entregue a preço de banana.

Sobre a afirmação de que Serra seria o autor da ideia, dispara:

– Ele poderia ter melhorado os aeroportos de São Paulo (Viracopos e Guarulhos são federais), que não tiveram investimentos. Poderia, como poder estadual, ter procurado a iniciativa privada e ter feito aeroporto privado em São Paulo. A lei permitia. O que a oposição está fazendo é engenharia de obra feita.

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Fonte: Terra Magazine