Segundo o órgão, só em 2010, 12 mil receberam o título de doutor e 41 mil o de mestre. Os dados constam do balanço final do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação divulgado pelo governo no fim de 2010.

O documento compila informações de vários órgãos ligados à pesquisa no país e avalia o resultado de um plano de investimento lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2007.

De acordo com o documento, só em 2009, 161 mil estudantes estavam matriculados em programas de mestrado e doutorado de universidades brasileiras. O número equivale a 90% da soma dos mestres e doutores titulados no país de 2003 até 2009.

"Esses números são extremamente significativos. Para padrões latino-americanos, é um crescimento muito grande. Mas ainda temos que avançar", afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, em entrevista à Agência Brasil,.

Agopyan disse que o aumento na titulação de pesquisadores deve-se principalmente ao investimento governamental. Segundo ele, governo federal e de alguns estados como São Paulo, Paraná e Bahia entenderam a importância da pesquisa para o desenvolvimento do país.

_______

A informação é do Monitor Mercantil