O HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" – vem se destacando no estudo e difusão da concepção marxista de Educação. Um exemplo é o trabalho desenvolvido na Faculdade de Educação da Unicamp, em atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação, como a Disciplina História Geral da Educação e da Pedagogia, coordenada pelo Prof. Dr. José Claudinei Lombardi, o Zezo.

Neste primeiro semestre de 2011 a programação prevê, novamente, a participação de professores convidados. Mais uma vez, a Fundação Maurício Grabois tem a honra de constar dessa lista, com o Diretor de Comunicação, Fábio Palácio, a Diretora de Formação, Nereide Saviani e o Secretário Geral e Coordenador do Centro de Documentação e Memória, Augusto Buonicore. Participa também nosso colaborador Luciano Martorano, Doutor em Ciência Política pelo Iuperj-RJ e integrante do CEMARX – Centro de Estudos Marxistas, da Unicamp.

Os encontros são transmitidos em Videoconferências:

http://www.fe.unicamp.br/videoconferencia/andamento.html (para o acesso, é preciso ter o FLASH PLAYER instalado no computador – ver instruções na própria página da VC da FE UNICAMP ou diretamente em http://get.adobe.com/br/flashplayer/).

Como se pode ler no programa, abaixo reproduzido, o objetivo da disciplina é “possibilitar uma visão geral e panorâmica do processo de construção da concepção materialista dialética da histórica, não através de comentaristas, mas através da leitura de algumas das principais obras de Marx e Engels”. E, na ementa: “considerando a leitura interna de cada obra, nas condições históricas em que foi produzida, pretende-se privilegiar a discussão em torno de algumas questões: da filosofia e da ciência, do método e da elaboração teórica como um produto histórico, da luta de classes e da revolução, finalmente sobre educação e ensino”.

As videoconferências acontecem sempre às sextas-feiras, das 9h00 às 12h00. A aula introdutória foi ministrada pelo coordenador da disciplina, no dia 25/02. Por motivo de agenda dos convidados, houve uma inversão nas datas das Unidas 1 e 2. Assim, nesta próxima sexta, 04/03, o tema em debate é Engels, “Esquerda Hegeliana” e os trabalhadores na Inglaterra (Unidade 2), com José Claudinei Lombardi e Romeu Adriano da Silva. A Unidade 1 (Marx e os embates na “Esquerda Hegeliana”) está prevista para 11/03, com Jesus Ranieri e Fábio Palácio.

Veja também:

“Pedagogias Marxistas” foi tema de videoconferências na Faculdade de Educação da Unicamp”

http://grabois.org.br/portal/noticia.php?id_sessao=7&id_noticia=4822

“Educação e pedagogia na Rússia revolucionária”
http://grabois.org.br/portal/noticia.php?id_sessao=8&id_noticia=3741

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FE-191 – Seminário I: Leituras Marxistas, Turma C
Leituras da obra de Marx e Engels
1º Semestre de 2011
Prof. Dr. José Claudinei Lombardi

EMENTA:

Propiciar a (re)leitura e discussão das principais obras de Marx e Engels. Ambos os autores serão tomados em seu conjunto, pois se entende que foi a partir dessa colaboração que colocaram sobre novas bases teórico-metodológicas o entendimento dos homens sobre o mundo e sobre a possibilidade de uma profunda e revolucionária transformação do mundo social dos homens. Desse processo, foram elaborando o método de análise (a partir da crítica à filosofia clássica alemã, ao socialismo anglo-francês e à economia política clássica inglesa), com a interpretação do capitalismo. Entende-se, pois, que há uma profunda relação entre as condições históricas de produção de suas obras, com a própria concepção que foi sendo produzida.

Considerando a leitura interna de cada obra, nas condições históricas em que foi produzida, pretende-se privilegiar a discussão em torno de algumas questões: da filosofia e da ciência, do método e da elaboração teórica como um produto histórico, da luta de classes e da revolução, finalmente sobre educação e ensino.

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo geral possibilitar uma visão geral e panorâmica do processo de construção da concepção materialista dialética da histórica, não através de comentaristas, mas através da leitura de algumas das principais obras de Marx e Engels.
Objetivos específicos da disciplina:

a) Propiciar a leitura e discussão das principais obras de Marx e Engels;
b) Estimular a discussão e sistematização de algumas questões metodológicas e teóricas, a partir da obra marxiana e engelsiana: Filosofia e ciência; história e ciência da história; método; classes, luta de classes; revolução e conquista do poder político; capitalismo (crises e ciclos do modo capitalista de produção; concorrência e monopolização capitalista); educação e ensino (educação politécnica).

METODOLOGIA

O curso será ministrado, na sala de videoconferência da FE Unicamp, na forma de seminários, com expositores convidados para cada uma das unidades. As aulas serão transmitidas via VC para grupos de pesquisadores interessados e também pela internet (streaming) em instituições que não possuem salas e equipamentos de Videoconferência.

Ao todo 15 (quinze) encontros, muitos deles ministrados por docentes e pesquisadores que, por força de suas opções filosóficas, políticas, ou mesmo da atividade acadêmica, debruçaram-se sobre autores ou experiências educacionais que se vinculam a cada uma das abordagens temáticas escolhidas.

Para os participantes do curso, em termos práticos, a disciplina será desenvolvida através de seminários que terão o seguinte encaminhamento:

a) Leitura e sistematização das obras indicadas, conforme programa e cronograma; não será feita a indicação de leitura complementar, que deverá ser buscada em conformidade com as necessidades de cada aluno;
b) Para aqueles que quiserem aprofundamentos dos estudos, sugere-se a produção de “fichamentos”) sobre os textos, conforme cronograma do semestre letivo;
c) Produção de um “caderno de anotações” contendo os fichamentos das leituras, as anotações das exposições e outros registros que o aluno considerar pertinente.

AVALIAÇÃO

A avaliação do curso será feita através de atribuição de conceitos às seguintes atividades:
a) participação nos seminários e debates;
b) entrega de um trabalho escrito final – o “caderno de anotações” – com uma reflexão final de avaliação da disciplina.

PROGRAMA DE CURSO: conteúdo e bibliografia

INTRODUÇÃO (José Claudinei Lombardi)
1.1. Contextualizando o processo de construção do marxismo
1.2. A obra marxiana e engelsiana como faces de um mesmo processo
1.3. O processo de construção da concepção materialista dialético da história
1.4. O marxismo e os sistemas filosóficos: recolocando questões ontológicas, gnosiológicas e axiológicas

UNIDADE 1: Marx e os embates na “Esquerda Hegeliana” (Jesus Ranieri e Fábio Palacio)
(1844) Marx. Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel
* (1844) Marx. A Questão Judaica
* (1844) Marx. Manuscritos Econômicos e Filosóficos
* (1845) Marx. Teses sobre Feuerbach

UNIDADE 2: Engels, “Esquerda Hegeliana” e os trabalhadores na Inglaterra (José Claudinei Lombardi e Romeu Adriano da Silva)
* (1845) Engels. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra

UNIDADE 3: Marx e Engels – crítica à Filosofia Alemã e os fundamentos da concepção materialista e dialética da história (José Claudinei Lombardi, Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Lalo W. Minto)
(1846) MARX, Karl e F. Engels. A Ideologia Alemã-Volume I (311 p.) e Volume II (457 p.).

UNIDADE 4: Luta de classes e a fundação do Partido Comunista (Nereide Saviani)
(1847) ENGELS, F. Princípios do comunismo
(1848) MARX, K. e F. Engels. Manifesto do Partido Comunista.

UNIDADE 5: As bases metodológicas e teóricas da crítica à economia política (Dermeval Saviani)
(1857-58) MARX, K.. Formações Econômicas Pré-capitalistas.
* (1859) Marx. Contribuição à crítica da economia política
• "Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política"
• “O método da Economia Política”

UNIDADE 6: A crítica da economia política e a análise marxiana do modo capitalista de produção (Ricardo Antunes)
(1867) Marx. O Capital: crítica da economia política.
• Prefácio da 1a. Edição
• Prefácio da 2a. Edição
• Posfácio da 2a. Edição
• Visão geral

UNIDADE 7: A crítica da economia política e a análise marxiana do modo capitalista de produção (cont): Mercadoria e Teoria do Valor (Plinio de Arruda Sampaio Júnior)
(1867) Marx. O Capital: crítica da economia política. Livro Primeiro.
• Parte Primeira: Mercadoria e Dinheiro
• Parte Segunda: A Transformação do Dinheiro em Capital
• Parte Terceira: A Produção de Mais Valia Absoluta
• Parte Quarta: A produção de Mais Valia Relativa. Cap. X: Conceito de Mais Valia Relativa
• Parte Quinta: Produção da Mais Valia Absoluta e da Mais Valia Relativa
• Parte Sexta: O Salário
• Parte Sétima: Acumulação de Capital

UNIDADE 8: A crítica da economia política e a análise marxiana do modo capitalista de produção (cont): Transformação Histórica do Modo Capitalista de Produção e a Acumulação (Alex Fiúza)
(1867) Marx. O Capital: crítica da economia política. Livro Primeiro.
• Parte Quarta: A produção de Mais Valia Relativa.
• Cap XI – Cooperação
• Cap XII. Divisão do Trabalho e Manufatura
• Cap XIII. A Maquinaria e a Indústria Moderna
• Cap XXIII. A Lei Geral da Acumulação Capitalista
• Cap XXIV. A Chamada Acumulação Primitiva
• Cap XXV. Teoria Moderna da Colonização

UNIDADE 9: Lutas de classe e a Associação Internacional dos Trabalhadores (Mauri de Carvalho + Ricardo Pereira)
(1864) Marx. Mensagem Inaugural da Associação Internacional dos Trabalhadores
(1866) Marx. Instruções para os Delegados do Conselho Geral Provisório
(1872) Marx e Engels. As Pretensas Cisões na Internacional
(1872) Marx e Engels. Das Resoluções do Congresso Geral Realizado na Haia

UNIDADE 10: A ampliação das lutas de classe e os escritos conjunturais de Marx e Engels (Paulino José Orso)
(1850) MARX, K. As lutas de classes em França de 1848 a 1850
(1852) MARX, K. O 18 de Brumário de Louis Bonaparte
(1852) ENGELS, F. Revolução e Contra-Revolução na Alemanha
(1871) MARX e ENGELS. Sobre a Comuna
(1871) MARX, K. A Guerra Civil em França
+ 140 ANOS DA COMUNA DE PARIS (Luciano Martorano)

UNIDADE 11: Engels e a sistematização da Concepção Materialista e Dialética da História (José Luis Sanfelice)
(1878) Engels. Anti-Duhring.
(1883) Engels. A Dialética da Natureza.
(1888) Engels. Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã

UNIDADE 12: Aportes engelsianos à teoria da história (Augusto Buonicuore)
(1876) Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
(1880) Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico
(1884) Engels. A origem da família, da propriedade privada e do Estado
(1895) Contribuição para a história do cristianismo primitivo

UNIDADE 13: Educação e ensino em Marx e Engels (Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi)
• MARX, K. e F. Engels. Crítica da educação e do ensino. Introdução e Notas de Roger Dangeville.
• MARX & ENGELS. Textos sobre Educação e Ensino.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

BIBLIOGRAFIA
ENGELS, F.. "Carta de Engels a Bloch, datada de 21/22 de setembro de 1890". In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 3. SP : Alfa-Omega, s/d, p. 284-286.
ENGELS, F.. "Carta de Engels a Schimidt, datada de 27 de outubro de 1890". In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 3. SP : Alfa-Omega, s/d., p. 282-284.
ENGELS, F.. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume III. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. 7-143
ENGELS, F.. Esboço de uma crítica da economia política. In: Temas de Ciencias Humanas, no. 5. São Paulo : LECH, 1979.
ENGELS, F.. Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã. In: MARX, Karl e Friedrich Engels. Obras Escolhidas – Volume 3. SP, Alfa-Omega, s/d, p. 169-207.
ENGELS, F.. Principios do Comunismo. São Paulo : Global, 1980 (também no mesmo volume está: ABC do comunismo de N. Bukharin e E. Preobrajenski)
ENGELS, Friedrich. A Dialética da Natureza. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979 (3a. ed.).
ENGELS, Friedrich. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São Paulo : Global Editora, 1985. Prólogo à edição brasileira de José Paulo Netto.
ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979 (2a. ed.).
ENGELS. F. Discurso diante da sepultura de Marx. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume II. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. 349-350
ENGELS. F. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume II. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p.281-336
ENGELS. F. Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume II. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p.267-280
LENINE, V.I.. As Três Fontes e as Três Partes Constitutivas do Marxismo. In: LENINE, V.I.. Obras Escolhidas – Volume 1. São Paulo : Alfa-Omega, 1982 (2a. ed.), p. 35-39.
LENINE, V.I.. Materialismo e Empiriocriticismo…. Lisboa: Edições "Avante"/Moscovo: Progresso, 1982.
LENINE, V.I.. O Estado e a revolução. In: LENINE, V.I.. Obras Escolhidas – Volume 2. São Paulo : Alfa-Omega, 1980, p. 219-305.
MARX & ENGELS. Textos sobre Educação e Ensino. São Paulo : Editora Moraes, 1983.
MARX e ENGELS. Karl Marx e Friedrich Engels: história. Ed. Organizada por Florestan Fernandes. São Paulo : Ática, 1983.
MARX, K. A guerra civil na França. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume II. São Paulo : Alfa-Omega, s/d. p. 39-103
MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume II. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p.203-234
MARX, K. Diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro. São Paulo : Global, 1979.
MARX, K. e F. Engels. A Sagrada Família ou crítica da crítica crítica. Lisboa : Presença; São Paulo : Martins Fontes, 1976.
MARX, K. e F. Engels. Crítica da educação e do ensino. Introdução e Notas de Roger Dangeville. Lisboa – Portugal : Moraes Editores, 1978.
MARX, K. e F. Engels. Manifesto do Partido Comunista. Prólogo de José Paulo Netto. São Paulo : Cortez, 1998.
MARX, K. e Friedrich Engels. A Ideologia Alemã…. Lisboa: Editorial Presença; Brasil: Livraria Martins Fontes. Volume I (311 p.) e Volume II (457 p.).
MARX, K. Manifesto de lançamento da Primeira Internacional. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 1. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. 313-321
MARX, K. O domínio britânico na Índia. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 1. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. 286-291
MARX, K. Resultados futuros do domínio britânico na Índia. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 1. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. p. 292-297
MARX, K. Salário, preço e lucro. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 1. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. 333-378
MARX, K. Salário, preço e lucro. São Paulo : Global, 1981.
MARX, K.. "Carta a P.V. Annenkov, datada de 28 de dezembro de 1846". In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 3. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. 244-253.
MARX, K.. "Carta a Weydemeyer, datada de 05 de março de 1852". In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 3. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. 253-254.
MARX, K.. A Miséria da Filosofia. SP : Global, 1985.
MARX, K.. A Questão Judaica. SP: Editora Moraes, s/d.
MARX, K.. Contribuição à Crítica da Economia Política. SP : Martins Pontes, 1983 (2a. ed.). "Prefácio à Contribuição à Crítica da Economia Política", p. 300-303.
MARX, K.. Formações Econômicas Pré-capitalistas. São Paulo : Paz e Terra, 1981, p. 65-
MARX, K.. Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. In: MARX, K.. A Questão Judaica e outros textos. São Paulo : Editora Moraes. s/d., p. 102-127.
MARX, K.. Manuscritos Econômicos e Filosóficos. In: FROMM, E.. O Conceito Marxista do Homem – Apêndice: Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844 de Karl Marx. RJ : Zahar Editores, 1983 (8a. ed.), p. 83-170.
MARX, K.. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K. e F. Engels. Obras Escolhidas – Volume 3. São Paulo : Alfa-Omega, s/d., p. 208-210.
MARX, Karl. O Capital…. Livro 1. São Paulo, DIFEL, 1982 (7a. ed.).