Embrapa lança site para público infanto-juvenil
A Embrapa Pantanal programou dois lançamentos na região. No dia 5, terça-feira, às 8h40, o site será apresentado a 35 alunos do 6º ano do Colégio Objetivo em Corumbá. No dia 7, às 13h30, é a vez de 40 estudantes do 5º ano da escola municipal Professor João Baptista, de Ladário, conhecerem a experiência.
Esforço coletivo
Para concluir o site Contando Ciência na Web, equipes multidisciplinares de profissionais estiveram envolvidas durante cerca de dois anos, testando as melhores formas de organização das informações, sem se descuidar de características consideradas fundamentais em sites infanto-juvenis. As cores, os personagens e as possibilidades de interatividade de pequenos usuários com os pesquisadores das Unidades Embrapa foram algumas das principais preocupações em todo o processo de criação.
Além disso, as próprias crianças tiveram a oportunidade de opinar e sugerir melhorias no conteúdo do site. Duas etapas de testes foram realizadas com a presença de alunos convidados -, a maioria deles filhos de empregados lotados nas Unidades do Distrito Federal. Foram os avaliadores-mirins. A segunda fase, da qual participaram 20 jovens e crianças, teve ainda o acompanhamento de uma comissão de especialistas e pesquisadores do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Universidade de Brasília (UnB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A liderança do projeto, aprovado pelo Macroprograma 4 da Embrapa, é da empregada da Embrapa Informação Tecnológica, Maria Regina Fiuza.
Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando Amaral, o investimento da Unidade no novo projeto foi motivado pelo desafio de atender a um público muito habituado a tecnologias web. “Por isso mesmo precisamos estar atentos à evolução dessas ferramentas e oferecer o conteúdo científico de uma forma adaptada ao público e à internet”, comenta. A coordenação do site é da Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com todas as Unidades Descentralizadas, gestoras do conteúdo de cada item do menu, como o Você sabia?, o Conheça a Embrapa, o Brinque com Ciência, a Biblioteca, o Glossário e o Bloguinho, onde as crianças podem trocar idéias com pesquisadores sobre o assunto que mais lhes interessar.
A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, incluiu em seu espaço o acesso aos jogos interativos Nossos Bichos – Mamíferos do Pantanal. Por meio deste jogo, crianças podem identificar hábitos, sons, alimentação e outras características de animais como a onça, a jaguatirica, a ariranha, o tamanduá-bandeira, entre outros.
_________
Fonte: Pantanal News