A vice-presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), acompanhou o encontro de parlamentares, realizado na Assembléia Nacional (parlamento) nicaragüense.

Ricardo Alemão Abreu, secretário de relações internacionais do Partido, esteve acompanhando e contribuindo nos debates sobre as experiências de governos da esquerda latino-americana.

Adalberto Monteiro, do secretariado do Comitê Central, na condição de presidente da Fundação Mauricio Grabois, acompanhou os debates da rede de escolas e fundações do Foro de São Paulo, na qual se apresentou o Seminário sobre as experiências dos Governos progressistas da América Latina e Caribe, que a FMG organiza em conjunto com a Fundação Perseu Abramo, entre 31 de junho e 03 de julho, no Rio de Janeiro.

Liege Rocha, secretária de mulheres do PCdoB, participou do Encontro de Mulheres do Foro de São Paulo. Rubens Diniz, da Comissão Internacional do Partido acompanhou as discussões da Comissão dos Movimentos Sociais enquanto Ticiana Álvares, da direção nacional da UJS (União da Juventude Socialista) participou do Encontro de Juventude do Foro de São Paulo.

PCdoB coordena debates sobre defesa na América Latina

Ronaldo Carmona, da Comissão Internacional do PCdoB, foi o expositor da mesa sobre defesa do encontro de Manágua do Foro de São Paulo.

O comunista brasileiro, que hoje expõe o tema em plenário do 17º Encontro, analisou a deterioração do contexto internacional, com o crescimento das ameaças extraregionais a América Latina. Nesse sentido, citou a agressão imperialista a Líbia e a intensificação de uma nova corrida imperialista em relação aos recursos naturais e energéticos na América Latina e na África.

Carmona também valorizou o aparecimento e a consolidação do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS) da Unasul (União das Nações Sul-americanas), como demonstração da busca dos países do subcontinente em estabelecer a região como uma zona de paz e estabilidade que permitam por no centro o tema do desenvolvimento, grande questão que se coloca para os povos latino-americanos.

O encontro de Manágua se encerra hoje com a aprovação das resoluções e da Declaração Final.