Secretário de Assuntos Internacionais, Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), ele afirmou que o tema do evento será os desafios da integração nas áreas política e econômica, o desenvolvimento da região.

Cabezas disse, em entrevista coletiva, que alguns problemas que foram discutidos na última edição do Foro de São Paulo, quando ele fez reflexões sobre a necessidade de reforçar a unidade das forças de esquerda na América Latina e no Caribe.

Ele disse também que as organizações de esquerda apoiaram a iniciativa dos países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e da União Africana para buscar uma solução política para a crise que ameaça a soberania da Líbia.

Cabezas disse informou o Foro exigiu a imediata suspensão dos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e do cessar-fogo no conflito no país africano.

Também elogiou a mediação da Colômbia e Venezuela na situação de Honduras, que terminou no domingo com a assinatura de um acordo entre o presidente Porfirio Lobo e Manuel Zelaya, que vai devolver o país à OEA.