O trabalho ideológico sempre ocupou um lugar de destaque na vida do Partido, por compreender a necessidade da elevação da consciência dos que a ele aderem. Integra o trabalho orgânico do Partido criar condições para que seus filiados assimilem sua teoria, sua política e seu Programa.

Em 2003 iniciou-se uma nova fase para esse trabalho, através da retomada da escola do Partido, que tem como objetivo central elevar, ascendentemente, a consciência socialista, a capacitação teórica, política e ideológica da militância comunista e, também, disseminar no seu seio valores éticos elevados.

A escola do Partido é o instrumento de formação teórica e política dos militantes e filiados do Partido Comunista do Brasil, o fortalecimento da sua estrutura nos possibilita a ampliação do alcance de nossas idéias.

Muitos dos membros do nosso partido, ainda não tiveram acesso à ciência que nos orienta, o marxismo-leninismo. Essa realidade nos desperta para a necessidade de buscarmos formas que garanta o envolvimento dos comunistas no processo de formação.Criar novos momentos, utilizar diversos métodos, dinâmicas, formas, etc, se faz necessário para o avanço desse trabalho que consideramos essencial para formação de indivíduos com idéias avançadas, com identidade socialista. Aqui estar à razão maior do VI encontro dos professores da escola em MG.

O encontro reuniu 27 professores da Escola do Partido e teve como objetivos centrais: refletir sobre as dinâmicas do processo de formação, construir mecanismos que possa garantir a participação dos quadros partidários nos momentos de formação e consolidar e expandir os núcleos da Escola do Partido.

O encontro foi introduzindo com uma exposição de Nereide Saviani sobre a Escola do Partido, histórico, concepção, objetivos, métodos, o currículo, toda sua formatação e funcionamento. Nereide destacou a importância da consolidação da escola em suas seções estaduais para o avanço no trabalho de Formação teórica e política dos militantes e filiados do partido e também apresentou os outros instrumentos que compõe o sistema de Formação do PCdoB.

Conceição Pereira, secretária de Formação e Propaganda estadual fez um breve relato da situação da formação em Minas Gerais, com destaque para a seção estadual da Escola, informando que a escola está no processo de consolidação dos núcleos, buscando ampliar o número de professores. A Escola Minas tem dois coordenadores Gerais: Edson de Paula e Sergio Danilo Rocha, e os coordenadores por núcleos:
Filosofia- José Rodrigues,
Estado e Classes- José Carlos Arêas,
Economia Política & Desenvolvimento- Murilo Ferreira,
Socialismo- Sergio Danilo Rocha 
Partido – Fagner Sena e contamos hoje com 30 professores.

O encontro foi um momento muito rico de reflexões e propostas. Os professores em suas intervenções valorizaram o atual modelo de formação, apontaram possíveis razões para o comportamento dos comunistas quando o assunto é formação, partindo da analise que esse modo de conceber a formação é um fenômeno social, não cabendo apenas aos comunistas, tais como os momentos, as formas, o modo de apresentar o conteúdo e propuseram alternativas, como regionalizar a seção da Escola, introduzir grupos de estudos temáticos, realizar seminários, mesa redonda e estudo dirigidos.

Enfim, os professores concebem que temos um poderoso instrumento de formação para os comunistas, a ESCOLA  DO PARTIDO. Precisamos agora é praticar diversos mecanismos que nos possibilitem explorar todo seu potencial.