Da noite do dia 22 de junho ao entardecer do domingo, dia 26, dezenas de militantes e quadros comunistas que atuam no estado de São Paulo estarão desenvolvendo o estudo dos Conceitos Básicos do Marxismo Leninismo – Nível II, curso voltado para apresentar e debater diversos elementos centrais da teoria marxista-leninista bem como sobre diversos elementos da dinâmica atual do capitalismo e da sociedade brasileira.

Para participar desse curso, os (as) camaradas precisam ter participado dos cursos e atividades do chamado Nível I – Iniciação ao Marxismo Leninismo, considerados como requisitos básicos para o seu adequado acompanhamento.

Com aulas abordando os fundamentos do pensamento filosófico marxista e os aspectos centrais sobre a luta pelo socialismo no nosso tempo, o curso Nível II tem jogado destacado papel para a formação político-ideológica da militância do PCdoB em todo o Brasil além de prepará-los para a próxima etapa da formação militante.

As informações sobre inscrições podem ser obtidas diretamente com o Comitê Estadual de São Paulo pelo telefone 5575-9865 com o camarada Rovilson Brito – Secretário de Formação e Propaganda.

Abaixo, o programa geral do curso conforme cada aula e a bibliografia básica com indicações sobre como acessar os textos a serem previamente lidos.

CONCEITOS BÁSICOS DO MARXISMO-LENINISMO
PROGRAMA

Aula Introdutória – O significado Histórico do Marxismo-Leninismo
1. Contexto de surgimento do marxismo, fontes teóricas e partes constitutivas.
2. Elementos da história do marxismo no Brasil.

Filosofia
1. Relação entre filosofia e ciência.
2. Relação entre o ser e o pensar. Existência social e consciência social.
3. Leis e Categorias da Dialética.
4. A Dialética Materialista:
4.1. O universo em desenvolvimento. Evolução da vida, surgimento e reprodução do ser humano.
4.2. A relação homem-natureza. O trabalho, a linguagem simbólica e o pensamento abstrato como traços distintivos do humano.

Estado/Classes
1. Modos de produção e suas contradições (forças produtivas X relações de produção). Relação entre estrutura econômica e a superestrutura jurídica, política e ideológica.
2. Conceitos de classe e luta de classes. Luta de classes como motor da história e seus níveis (econômico, ideológico e político).
3. Conceito de revolução – revolução política e social, os tipos de revoluções burguesas – as particularidades da revolução socialista.
4. História das classes e da luta de classes no Brasil e no mundo. O papel do proletariado.
5. Conceito marxista de Estado. Tipos e formas.
6. Origem e evolução do Estado no Brasil.

Economia Política & Desenvolvimento (EP&D)
1. O método da Economia Política em Marx.
2. A categoria Mercadoria. Marx, a Mercadoria e o “Fetiche”.
3. Distinções entre excedente, lucro e a lei da mais-valia. Valor, lei do Valor.
4. O conceito de Capital. As fórmulas M-D-M; M-D-D’; D-M-D’; D-D’.
5. A taxa de lucro e a lei da tendência de queda da taxa de lucro.
6. Capitalismo, contradição em processo; as formas e determinação das crises. As manifestações da crise (lei da tendência de queda, superprodução, desproporção entre departamentos).
7. A II Revolução Industrial. A I Grande Depressão. O imperialismo, fase superior do capitalismo. Da Grande Depressão de 1929-33 à II Guerra Mundial (1939-1945).
8. A fase da industrialização brasileira de 1956-1978 (“pesada”). A crise do “milagre”. O II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento). O endividamento dos anos 70 e a crise dos anos 80.

Socialismo

1. Socialismo: do socialismo utópico ao socialismo científico – salto teórico e corte histórico decisivo.
2. Socialismo científico: uma teoria em permanente evolução e desenvolvimento (sinopse de 155 anos de trajetória).
3. A revolução de 1917 e seu significado histórico: Partido, teoria e ação revolucionária.
4. O Programa Socialista para o Brasil
Partido

1. O Partido leninista: gênese, fundamentos.
2. Partido Comunista e o papel de vanguarda do proletariado no processo transformador.
3. A presença do Partido Comunista na história brasileira – episódios e principais contribuições.
4. Fundamentos de estratégia e tática. A tática do Partido (amplitude e radicalidade; unidade e luta…).
5. A tática atual: tornar vitoriosa a luta pela construção do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

LEITURA PRÉVIA (obrigatória)

ENGELS, Friedrich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. In: Obras Completas de Marx & Engels. São Paulo: Editora Alfa-Omega, v. 2, pp. 281-336. Disponível em: http://grabois.org.br/portal/noticia.php?id_sessao=14&id_noticia=515
Com Ficha de Leitura elaborada por Nereide Saviani + artigo de Bernardo Joffily (… e o socialismo virou ciência) comentando a atualidade da obra. Disponíveis em: http://grabois.org.br/portal/escola/noticia.php?id_sessao=75&id_noticia=2799

PCdoB. Programa Socialista para o Brasil. In: Documentos do 12º Congresso do PCdoB, São Paulo: Ed. Anita Garibaldi, 2009. Publicado também no livreto Programa Socialista e Estatuto do PCdoB. E em brochura. Disponível em: http://www.pcdob.org.br/documento.php?id_documento_arquivo=1
PCdoB. Mais vida militante para um Partido do tamanho de nossas ideias socialistas. Carta-compromisso do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido. Disponível em: http://www.portaldaorganização.org.br/?p=5627
PCdoB. “Defender o governo Dilma e acelerar a execução do projeto nacional”. Resolução Política da 7ª Reunião do Comitê Central. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=155776&id_secao=1