A Embrapa da indústria
Será seguido o modelo da alemã Fraunhofer.
***
A ideia é que a nova empresa tenha uma estrutura enxuta, gestão majoritariamente privada que trabalhe articulando as ações de institutos de pesquisa já existentes.
Na fase inicial serão montados convênios com três instituições, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, e um centro de excelência do Senai na Bahia.
Até o final de 2014, serão 30 centros conveniados.
Caberá à Embrapi a gestão desses contratos, a definição de metas, a metodologia de avaliação e o pagamento pelos serviços prestados. A verba inicial alocada é de R$ 30 milhões.
***
Modelo a ser seguido pela Embrapi, a Fraunhofer é a maior instituição europeia orientada para inovação. Seu foco são as áreas de saúde, segurança, energia, comunicação e meio ambiente. É avaliada pelos resultados objetivos na vida das pessoas. Investe em inovação, tecnologia, produtos, métodos e técnicas.
No total, tem mais de 80 unidades de pesquisa, incluindo 60 Institutos Fraunhofer, em locais diferentes na Alemanha Possui mais de 18 mil funcionários, a maioria dos quais cientistas e engenheiros qualificados.
Tem centros de pesquisa e escritórios de representação na Europa, EUA, Ásia e Oriente Médio.
***
A instituição atua nas duas pernas, a pesquisa científica e o desenvolvimento de projetos aplicados. Suas fontes de recursos são financiamentos públicos (40%) e venda de serviços (60%).
Parte do financiamento público vem através do Ministério da Educação para o desenvolvimento de centros de pesquisa e ensino em áreas de tecnologia avançada.
***
No caso das demandas individuais, desenvolve produtos e processos até o momento de colocar no mercado. ou até a fabricação do protótipo, otimiza tecnologias e processos de produção, apoia a implantação de novas tecnologias, monta ensaios em centros de demonstração.
Além disso, oferece estudos de viabilidade, pesquisas de mercado, análises de relatórios de tendências, auditorias ambientais.
Em 2010, os Institutos Fraunhofer entraram com 695 pedidos de patentes, dos quais 505 foram arquivadas com o Alemão de Patentes e Office Trade Mark.
***
O Instituto é dirigido por um Conselho de aproximadamente 30 pessoas, das áreas de ciência, negócios, indústria e setor público, além de representantes dos governos federal e estaduais e membros do Conselho Científico e Técnico. Esse Conselho se reúne duas vezes por ano.
Seu papel é definir os rumos da ciência básica e da política de pesquisas, criação, incorporação ou desconcentração, fusão e dissolução de entidades de pesquisa pertencente ao Fraunhofer-Gesellschaft. E também nomeia os membros do Conselho Executivo.
Existe também um Conselho Técnico e Científico, composto por diretores e alta gerência dos institutos e um representante eleito do pessoal científico e técnico de cada instituto.
***
Tenho para mim que seria mais rápido montar a Embrapi em cima de um centro de excelência já existente – o Inmetro.
____________
Fonte: Luis Nassif Online