A exposição, uma iniciativa do vereador Jamil Murad (PCdoB) e da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB, se estenderá até o dia 7 de outubro e terá em seu acervo quadros, fotos e livros sobre o país asiático.

A ideia do evento, feito em comemoração ao 66º aniversário do Partido do Trabalho da Coreia, é levar à população mais informações sobre o país, ainda hoje pouco conhecido de boa parte dos brasileiros, apesar das relações comerciais e diplomáticas mantidas pelo país desde 2001.

Proclamada em 1948, a República Popular da Coreia busca a construção do socialismo sob o comando do PTC. Tem como chefe de Estado desde 1998 Kim Jong-il, que também exerce a função de secretário-geral do Partido do Trabalho da Coreia.

Em janeiro de 2001, têm início as relações diplomáticas com o Brasil. Em novembro de 2005, foi feita a apresentação de credenciais de Pak Hyok, primeiro embaixador norte-coreano residente no Brasil; em seguida, foi realizada visita ao Brasil do Ministro do Comércio Exterior da RPDC, Rim Kyong-man.

Conforme dados do Itamaraty relacionados ao ano de 2010, 3,3% das importações feitas pela Coreia são de produtos brasileiros. O Brasil exporta principalmente minérios (79,8%) e fumo (tabaco) e seus derivados manufaturados (17,2%). Em contrapartida, o Brasil importa principalmente caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (25,2%) e combustíveis, óleos e ceras minerais (23,9%). O intercâmbio comercial entre os dois países no ano passado foi da ordem de US$ 142 milhões.

Serviço:
Atualidades e história da República Popular Democrática da Coreia
Exposição de quadros, fotos e livros: de 04 a 07 de outubro (2º andar)
Abertura: dia 04 de outubro, terça-feira, às 19h – Auditório Prestes Maia (1º andar)
Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista)
Participação do embaixador da RPDC no Brasil, Ri Hwa Gun

Realização: Vereador Jamil Murad (PCdoB) e Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB
Apoio: Câmara Municipal de São Paulo