Debate na Unicamp dias 24 a 26 aborda materialismo e evolucionismo
Afinal, que o homem tenha surgido “por acaso” interpela radicalmente não apenas os defensores do chamado “desígnio inteligente”, mas em geral todas as vertentes, teológicas ou não, do humanismo metafísico. No mesmo espírito dos dois eventos anteriores (2006 e 2009), o debate em torno das comunicações apresentadas pelos participantes compõe a atividade.
A existência de um tema central colocado para o debate nada tem de limitativa. Discussões mais gerais em torno da noção de acaso e do complexo de suas conexões com a teoria geral da evolução permitirão analisar em perspectiva nova a lógica objetiva da transformação das espécies e reexaminar criticamente os temas clássicos da filosofia da vida, bem como as categorias em que se apoia, notadamente as de necessidade, causalidade, teleologia e progresso.
No mesmo espírito, o terceiro e último dia será consagrado à discussão ampla e aberta das categorias filosóficas com as quais pensamos a vida, notadamente as de necessidade, causalidade, teleologia e progresso.
Contatos desenvolvidos no Simpósio “Filosofía, Evolución y Ciencias Cognitivas”, em especial nas mesas plenárias: Filosofía de las Ciencias Sociales e Filosofía de las Ciencias de la Vida, no âmbito do XVI Congreso da Sociedad Interamericana de Filosofía (Mazatlán, México, 28 de novembro a 3 de dezembro de 2010), permitiram assegurar a participação, neste III Seminário, de respeitados pesquisadores mexicanos.
Programação
Segunda-feira, 24 de outubro de 2011 no CLE:
Tema: Acaso e necessidade
9h30 – Carlos Alberto Dória (Departamento de Ciências Sociais/ IFHC/UNICAMP): O acaso no ninho da andorinha: lições de um inédito de Charles Darwin
10h30 – Mauro Barbosa de Almeida (Departamento de Antropologia /IFHC/ UNICAMP): O acaso na evolução: paralelismos entre Boltzmann e Darwin
11h30- Sandra Caponi (Professora Associada do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina): O homem médio de Quételet: um princípio ordenador do acaso.
Tema: Necessidade e contingência na evolução
14h30- Jerzy A. Brzozowski (Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Erechim, RS): Duas dimensões da possibilidade: entendendo o debate entre Gould e Conway Morris sobre a contingência na evolução.
15h30- Paulo Dalgalarrondo (Medicina da UNICAMP): Acaso e finalismo em teorias da evolução na Antropologia.
Terça-feira, 25 de outubro de 2011 no CLE (ou IFCH)
Tema: Inteligência, ética e sociabilidade animal
9h30- Jorge Martinez Contreras (Departamento de Filosofía & Centro Darwin de Pensamiento Evolucionista, UAM-Iztapalapa & Lerma, Mexico): Las sociedades de antropoides. La sociabilidad y su evolución.
10h30- Charbel El-Hani (Professor Associado do Instituto de Biologia, UFBA, Coordenador do Laboratório de Ensino, História e Filosofia da Biologia (LEHFIBio)): A evolução biológica da sociabilidade.
11h30- Silvio Seno Chibeni (Departamento de Filosofia do
IFHC/UNICAMP): Hume e a razão dos animais.
14h30- André Luis de Lima Carvalho (Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências – Instituto Oswaldo Cruz (IOC) – FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ): Simpatia para além dos confins do homem”: as origens animais da inteligência e da sensibilidade e suas implicações éticas nas relações entre humanos e não-humanos.
15:30- Apresentação pelo autor do livro de Gustavo Caponi La segunda agenda darwiniana. Contribución preliminar a la historia del programa adaptacionista.
16:30 – Mesa Redonda com os palestrantes do dia
Quarta-feira, 26 de outubro de 2011 no CLE (ou IFCH)
Tema: Hominização e Humanização
9h30- Gustavo Caponi (Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina): Tipologia e filogenia do humano.
10h30- Aura Ponce de Leon (Centro de Estudios Filosóficos, Políticos y Sociales
Vicente Lombardo Toledano – SEP, Mexico): Evolución humana y modificación de ambientes.
11:30- João Quartim de Moraes (Departamento de Filosofia do
IFHC/ UNICAMP): A violência na hominização. Sobre a caça e as guerras primordiais.
OS TÓPICOS PROPOSTOS PARA AS COMUNICAÇÕES SÃO:
A evolução biológica da sociabilidade
Acaso, necessidade e progresso na hominização.
Técnica, ética e sociabilidade na hominização.
Humanidade e animalidade
Acaso, necessidade e progresso na hominização.
Técnica, ética e sociabilidade na hominização.
Humanidade e animalidade
Obs. Haverá emissão de certificados para aqueles que tiverem 75% de presença.
Serviço:
UNICAMP, 24 a 26 de outubro de 2011
Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)