A crise mundial do capitalismo é o tema central desta edição 115 (out/nov 2011) da revista Princípios. Para tratar sobre o assunto, a revista contou com a colaboração de acadêmicos,  analistas e lideranças políticas de esquerda, do Brasil e da Europa. Eles apontam as principais causas da crise e indicam os caminhos que os governos deveriam percorrer para enfrentar os graves problemas das economias nacionais sem jogar o ônus nas costas dos trabalhadores.

A primeira abordagem é feita em artigo assinado pelo economista e professor universitário Renildo Souza. Ele fala sobre a volta da crise em 2011, destacando a crise do euro e a ameaça de colapso da União Europeia, ao lado do problema da dívida pública dos Estados Unidos. Nesta mesma linha destaca-se a abordagem feita por Dilermando Toni, que dedica uma boa parte de seu texto à análise das particularidades do enfrentamento da crise no Brasil.

A revista conta ainda com importante artigo do professor Luis Fernandes sobre as questões geopolíticas relacionas com a crise. Ele destaca a reconfiguração das relações de poder no mundo a partir do novo papel que países como a China e os demais do grupo dos Brics passam a desempenhar na economia global.

Aplicando uma visão marxista mais profunda na análise da atual crise econômica, o artigo de Aloisio Sérgio Barroso reafirma a persistência essencial dos mecanismos estruturais que determinam as crises do capitalismo na atualidade.

Também nesta edição, é apresentada a segunda parte da entrevista feita com o economista Luiz Gonzaga Belluzzo sobre os divesos aspectos da crise.

Importantes dirigentes de partidos comunistas da Itália, Portugal e Espanha deram preciosa colaboração com esta edição de Princípios enviando artigos que abordam o cenário de crise na Europa.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fecha a série de artigos sobre a crise abordando os desafios do governo Dilma diante de mais um abalo econômico mundial. O dirigente comunista defende um novo pacto político, social e econômico para que o Brasil continue crescendo com distribuição de renda e justiça social.

Política, internacional e cultura

A edição 115 traz também diversas matérias sobre outros temas da conjuntura nacional e internacional.

Artigo do vereador Jamil Murad (PCdoB-SP) aborda o importante tema das drogas e polemiza com os que defendem a internação compulsória dos usuários de crack. Murad apresenta a opinião de especialistas que mostram que esta não é a melhor saída para o problema.  

A Campanha da Legalidade, que completou 50 anos em 2011, é lembrada no artigo de Manoel Dias, dirigente nacional do PDT.  Ele resgata parte desta história de resistência ao golpismo destacando a mobilização de estudantes e de jornalistas que, sob o comando de Leonel Brizola, exigiram que João Goulart fosse empossado presidente como mandava a Constituição. 

Entre os temas internacionais, a revista traz matéria especial sobre a criminosa ação armada da Otan contra o governo da Líbia que se revelou uma tática do imperialismo norte-americano e seus aliados europeus para instrumentalizar a seu favor a chamada Primavera Árabe. O artigo foi escrito por Socorro Gomes, presidente do CMP (Conselho Mundial da Paz).

Artigo de Cláudio Gonzalez relata o empenho das lideranças palestinas em conquistar um assento permanente na ONU. O texto destaca o triste papel do governo Obama nesta questão.

Ronaldo Carmona nos oferece uma análise geopolítica sobre a América do Sul, com destaque para as iniciativas de defesa que países da região estão promovendo para se porteger da cobiça das grandes potências.

O movimento sindical comparece novamente nas páginas da Princípios, desta vez com uma pequena reportagem sobre o Encontro Sindical Nossa América.

A revista traz ainda uma importante entrevista com Manoel Rangel, diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Ele fala sobre a aprovação da nova Lei da TV Paga e destaca os ganhos que a produção audiovisual brasileira terá com este novo marco regulatório do setor.

A deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB-RS) também está presente nesta edição com um artigo sobre a Comissão da Verdade. E, ainda no campo dos direitos humanos e da memória, a revista registra duas simbólicas homenagens feitas a Dom Paulo Evaristo Arns e à física Amélia Hamburger.

———–

Para adquirir a revista, entre em contato com a Editora Anita Garibaldi
Rua Amaral Gurgel, 447 – conjunto 31 – Vila Buarque – CEP 01221-001 – São Paulo/SP – Telefone/Fax: (11) 3129.3438
[email protected]

http://www.anitagaribaldi.com.br