O carioca, militar e historiador Nelson Werneck Sodré faleceu em Janeiro de 1999, e deixou em seu legado centenas de artigos e sete livros, tratando de temas diversos como imprensa, cultura e literatura brasileira, marxismo,  Partido Comunista do Brasil (onde militou politicamente), formação econômica brasileira, etc.

Em sua passagem pelo ISEB, Werneck Sodré deparou-se com a problemática do desenvolvimento brasileiro, e a passou a defender o caráter autônomo do processo de industrialização, admitindo a presença do capital estrangeiro apenas sob o rígido controle estatal.

Ao discutir o papel que poderia desempenhar na luta anti-imperialista, Werneck Sodré orientou a sua produção intelectual para a identificação da aliança de classes que poderia encaminhar o processo da revolução no país. Elaborou também a História Nova do Brasil, com colaboração de estagiários do ISEB.

Em agosto, a Fundação Mauricio Grabois já havia realizado uma homenagem ao pensador comunista, com a presença de sua filha, Olga Sodré. Agora, o debate, que terá os historiadores César Honorato e Marli Viana, além do jornalista José Carlos Ruy. O objetivo é estimular o estudo da obra de Werneck Sodré junto às mais novas geração de intelectuais do Rio de Janeiro.

Nelson Werneck Sodré – Centenário de um pensamento de Brasil, acontecerá no auditório do ICHF-UFF, no Campus de Gragoatá, em Niterói, à partir das 14h.