Intensificando as ações da Secretaria Estadual de Formação e da Escola Nacional no estado de São Paulo, o curso realizado em Jundiaí é mais um grande indicativo de que o CPS está sendo abraçado pelo coletivo partidário paulista.

Antecendendo o curso, foi realizado um breve ato político em desagravo aos ataques recentes da mídia conservadora ao PCdoB, no qual foi lida a carta do ex ministro do esporte Orlando Silva, dirigida à militância comunista. Participaram do ato os camaradas Pedro Bigardi, deputado estadual e Augusto Petta, do Centro de Estudos Sindicais – CES.

Tendo sido ministrado pelo camarada Elder Vieira, da comissão estadual de formação e acompanhado  por Altair Freitas, secretário executivo da Escola Nacional, o lançamento conjugado com o curso para dirigentes municipais teve como objetivo central deflagrar naquela importante região do estado de São Paulo o processo massivo de estudo e divulgação do Programa Socialista do partido. Ao final do curso, vários (as) camaradas fizeram questão de registrar a satisfação pelo seu desenvolvimento, considerando o CPS um poderoso instrumento para a formação política e ideológica da militância comunista. 

Conforme a opinião do camarada Tércio Marinho, presidente do comitê municipal de Jundiai e coordenador daquela macroregião, o lançamento do CPS foi uma das maiores atividades políticas do partido no último período, o que mostra uma intensa demanda das direções municipais locais no sentido de intensificar o conhecimento sobre o que o PCdoB pensa do Brasil e suas propostas centrais para a superação dos principais entraves ainda existentes, tendo como rumo a construção do socialismo. A próxima etapa, imediata, segundo Tércio, é a realização do CPS em cada um dos municípios, dentro de uma programação que se estenderá até maio do próximo ano.

Estiveram presentes os comitês municipais de: Jundiai, Caieras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva, Joanópolis, Bom Jesus dos Perdões, Varzea Paulista, Itatiba, Louveira, Mairiporã, Piracaia e Vinhedo.