PCdoB se encontra em Cuba com mães dos “últimos soldados da guerra fria”
Visita ao ICAP
A comitiva brasileira realizou ontem, na sede do ICAP (Instituto Cubano de Amizade com os Povos), emotivo encontro com Magali Gonzalez e Mirta Rodriguez, respectivamente mães de Fernando Gonzalez e Antonio Guerrero, dois dos cinco heróis cubanos antiterroristas presos nos Estados Unidos.
Recebidos por Kenia Serrano, presidente do ICAP, a Delegação do PCdoB reiterou a solidariedade ativa dos comunistas brasileiros para com a nobre causa humanitária dos cinco heróis cubanos.
A presidente do ICAP, que recentemente esteve no Brasil para participar da Convenção Nacional de solidariedade a Cuba, realizada em julho último, em São Paulo, agradeceu a ativa solidariedade dos comunistas brasileiros e fez um positivo balanço destas atividades no ultimo período.
Kenia lembrou que mais de 5 mil famílias cubanas são marcadas como vitimas do terrorismo proveniente dos Estados Unidos, desde o início da Revolução cubana, e observou a imensa solidariedade dos povos do mundo ao povo cubano – uma rede conformada por comitês de solidariedade com a Revolução cubana em 152 países ao redor do globo.
Renato Rabelo expressou a Kenia e as duas mães cubanas votos pelo êxito da jornada pela libertação dos cinco. Informou da ampla difusão do tema no Brasil, com a recente publicação do livro “Os últimos soldados da guerra fria”, do prestigiado escritor Fernando Morais, que em poucas semanas ingressou nas listas dos mais vendidos nas livrarias de todo o Brasil. Para Renato, a solidariedade é importante para furar o cerco midiático contra Cuba e para reforçar a luta política e ideológica pelo socialismo.
Os comunistas brasileiros destacaram a realização, em Salvador (BA), no próximo ano, de nova edição da Convenção Nacional de solidariedade a Cuba, ressaltando a potencialidade deste encontro ser uma expressão da amplitude da causa e da amizade entre o povo cubano e brasileiro. O ICAP e a Delegação também discutiram possíveis medidas para reforçar a ação pela libertação dos cinco heróis cubanos presos nos Estados Unidos.
Encontro com estudantes brasileiros
A Delegação do PCdoB visitou ontem os estudantes brasileiros na Escola Latino-americana de Medicina (ELAM). Reunidos num auditório da Escola, algumas dezenas de estudantes brasileiros, de todas as partes do país, ouviram da Delegação palavras de estimulo a esta fase de suas vidas. Os comunistas brasileiros também reforçaram a importância humanista e internacionalista do projeto ELAM, e o compromisso, reafirmado por vários jovens que se expressaram, de serem médicos e médicas com formação de alto nível voltados para o atendimento da parte mais vulnerável da população brasileira.
O presidente do PCdoB aproveitou a ocasião para explicar os motivos da visita da Delegação a Cuba, e atualizar os jovens estudantes sobre a situação política brasileira.
Segundo dados da direção da ELAM, desde a criação da instituição, por iniciativa do comandante Fidel Castro, em 15 de novembro de 1999, já se graduaram 412 brasileiros, de um total de cerca de dez mil graduados de todas as partes do mundo. Atualmente, a Escola conta com estudantes de 90 países, que cursam medicina ao longo de sete anos.
Almoço com embaixador brasileiro
A Delegação do PCdoB que visita Cuba atendeu a gentil convite do embaixador brasileiro em Havana, José Felício para um almoço no dia de ontem.
Na ocasião, o embaixador fez uma ampla exposição do estado atual das relações bilaterais entre os dois países, destacando importantes investimentos brasileiros em Cuba e ressaltando as amplas potencialidades destas relações.
A comitiva dos comunistas brasileiros congratulou-se com o trabalho do embaixador e de sua equipe diplomática e destacou as convergências entre as visões dos governos da presidente Dilma e do governo cubano sobre aspectos importantes da situação internacional contemporânea.
A Delegação do PCdoB conclui neste sábado (12), quatro dias da visita da comitiva liderada por Renato Rabelo, com importante reunião com o Partido Comunista de Cuba.