Isso se configura uma grande iniciativa também para o compromisso firmado no 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido: perseguir diligentemente vida militante regular na base partidária.

O título faz referência direta ao espírito revolucionário apontado por Lênin num texto simples e magnífico escrito em 29 de junho de 1919. Partia do exemplo heróico dos operários na retaguarda em sustentação do heroísmo dos soldados vermelhos na guerra civil, em defesa da revolução. O heroísmo de massas tomou a forma de trabalho voluntário de milhões nos “sábados comunistas: “a iniciativa consciente e voluntária dos operários no desenvolvimento da produtividade do trabalho, na passagem a uma nova disciplina do trabalho e na criação de condições socialistas na economia e na vida”.

Essa foi uma das origens do posteriormente célebre movimento stakhanovista, de emulação dos trabalhadores para alcançar patamar mais elevado de produção e de produtividade social do trabalho. Nisso residia, para Lênin, a essência da superioridade do socialismo sobre o capitalismo e, “em última análise, o mais importante, o principal para a vitória do novo regime social”. Lênin tinha incrível capacidade de partir de fatos concretos, até pequenos, e erigir uma reflexão em grande narrativa sobre o presente e o futuro da revolução. O texto ficou famoso por uma definição mais explícita de classes e de uma estratégia política da classe operária para o novo regime social.

Os tempos são outros, a vibração é a mesma. Em todo o mundo capitalista é cada vez mais tangível a necessidade de discutir alternativas programáticas para as graves e insanáveis contradições desse sistema. No Brasil, a nova conjuntura vivida com o agravamento da crise capitalista indica que se faz possível para a nação romper limites, superar patamares.

O mesmo para o PCdoB. Superar-se na questão cada vez mais ingente da construção de um forte partido comunista, como garantia estratégica de sustentação do futuro do Brasil como nação avançada, justa, solidária e socialista.

Ambas as pretensões se cruzam na “grande iniciativa” proposta. O novo projeto nacional de desenvolvimento, caminho do PCdoB para o rumo socialista, está no vértice da luta política atual do país na esteira das oportunidades que se abrem. E igualmente o vértice da onda de choque dos atuais êxitos do PCdoB e de seu protagonismo político. É preciso torná-lo amplo na sociedade e de inteiro domínio pela militância, transformado em instrumento político norteador da ação política e de massas em cada acontecimento de que participam os comunistas.

De igual modo, ainda, é instrumento de formação das convicções, motivações e moral dos comunistas, por uma força partidária que se quer ampla e profunda na sociedade, com a cara do povo brasileiro, de caráter militante e com vida organizada de base como modo permanente de educar politicamente o povo no rumo das transformações estratégicas propostas para o país.

Realizadas as conferências, que mobilizam quase dois mil municípios, com cerca de 130 mil militantes organizados e mais de duas mil e quinhentas assembleias de base, o desafio é mantê-las atuantes. Nos próximos seis meses, o CC propõe o desafio aberto: voltar a reunir todo esse contingente, mais uma vez, ordenadamente, para o Curso do Programa Socialista. Mas acrescê-los da outra centena de milhar de filiados a serem mobilizados para a luta eleitoral.

Será um autêntico teste de força: a partir do Comitê Central, mobilizar todo o partido com uma diretiva concentrada e estratégica para a construção partidária, em todos os sentidos. Bases precisam de pauta, agenda e bandeiras mobilizadoras e a iniciativa proposta é uma delas. Ela vitaminará a construção do partido, temperará a militância e antecipará a grande mobilização eleitoral de 2012.

Ainda disse Lênin, no mesmo texto: “É necessário refletir sobre o significado dos “sábados comunistas” para retirar desta grande iniciativa todas as lições práticas, de grande importância, que dela decorrem: o apoio por todos os meios a esta iniciativa é a primeira e principal lição”.

Essa a chave: todos os meios em apoio a esta iniciativa. Em todos os Estados, em todas as cidades, pequenas, médias e grandes, em todas as bases, de todos os tipos. A força mais poderosa da mobilização é a convicção da justeza da diretiva; materialmente, o papel das direções, de seus quadros; e esforço organizativo bem conduzido.

Vamos honrar o chamamento do Comitê Central. Vamos nos concentrar em torná-lo vitorioso, para emular a militância comunista.


* Walter Sorrentino é secretário Nacional de Organização