Os Bastidores

 

Otávio sempre amou Marli. Talvez por isso a degolou naquela noite.

Quando ela entrou no camarim, depois da apresentação da última quinta, se deparou com o velho admirador sentado em sua cadeira, posto a flertar pelo espelho. O susto de vê-lo ali a deixou sem ação por poucos décimos de segundo, tempo suficiente para ele saltar de onde estava e chegar tão perto que, mesmo tentando fugir, ela fosse logo detida e empurrada para o canto dos figurinos.

Ele fechou a porta.

Os gritos desesperados eram abafados pela animada música – vinda do salão – e pelos urros dos homens frequentadores da casa, hoje tão lotada a ponto de ninguém ter percebido a ausência de um dos garçons, o Otávio.

E ele arrancava a pouca indumentária da Marli e a apalpava com a língua, a segurando com o peso do corpo e com as duas mãos.

Ao perceber ter perdido a luta corporal, ela decidiu parar de gritar, de se bater, na esperança de livrar-se dele quanto terminasse de saciar sede de tê-la.

Sede essa de longos tempos.

Desde que ela chegou a Casa de Moças, há vinte e seis anos, vivia atormentada pelos olhares do “garçom do Mezanino”, como Otávio era conhecido. Ele ficava parado a olhar todos seu passos e movimentos. Buscava entender, através dos olhos, as alegrias, tristezas e angústias da moça. As poucas vezes que conversaram – quatro ou cinco – ele limitou-se em dizer sempre a mesma frase “você foi feita para mim e para mais ninguém” e sair. A voz dela, direcionada para ele, nunca foi ouvida.

“Tantos anos tão longes e agora eu, aqui, em você.” – sussurrou o caçador sobre sua presa.

Ela, caída num canto, sem ação, já livre de seu homem, apenas conseguiu chorar quando o viu pegar o cabo de ferro da cortina de espetáculos e laçar seu pescoço com a delicadeza de alguém que ama e tanto esperou por aquele instante.


 

 Luiz Henrique Dias é dramaturgo, Membro do Núcleo de Dramaturgia SESI e diretor da Cia Experiencial O Teatro do Excluído. Siga ele no Twitter: @LuizHDias