Organizado por Luciana Aliaga, Henrique Amorim e Paula Marcelino, o livro tem contribuições de uma série de autores e intelectuais. É o caso de Brasílio Sallum Jr., Cláudio Katz, Danilo Enrico Martuscelli, Enrique Dussel, Luciano Cavini Martorano, Luiz Bernardo Pericás, Marcos Dantas, Marcos Del Roio, Michael Krätke, Rafael Afonso da Silva, René Mouriaux, Ronaldo Rosas Reis, Victor O. Martín Martín, Virgínia Fontes, Alvaro Bianchi e Armando Boito Jr.

Leia abaixo a apresentação de “Marxismo: Teoria, História e Política”

APRESENTAÇÃO

Por Andréia Galvão

De que maneira o marxismo pode contribuir para a análise da sociedade contemporânea?

O livro “Marximo: Teoria, História e Política” reúne uma série de textos que se propõem a debater essa questão. Recorrendo a enfoques e tratando de temas bastante diversificados, os artigos compreendidos nesta coletânea têm em comum a ambição de discutir a atualidade da teoria marxista. Essa discussão é feita tanto través do exame da obra dos clássicos do marxismo, como Marx e Lênin, como através de estudos de caso que buscam articular teoria e empiria, explicando a prática política e as relações sociais a partir de categorias marxistas.

Tendo como ponto de partida esse referencial, os autores analisam os movimentos sociais na Europa e na América Latina, o governo Lula e o contexto político latino-americano atual, as novas formas que o capitalismo se vale para explorar e expropriar os trabalhadores, a expansão da mercantilização, o papel da informação na geração do valor, o cinema como mercadoria, a democracia operária e a transição ao socialismo. Um especial destaque é dado à produção teórica do marxismo latino-americano, enfatizando suas contribuições e seus limites.

Não se trata, porém, de um livro fechado em si mesmo. Os autores dialogam com outras perspectivas teóricas, como a teoria das elites, a obra de Bourdieu e as teorias da ação coletiva. Apresentam novos conceitos, como o capital-informação e as rendas informacionais. A questão das classes sociais percorre a maior parte dos trabalhos, sejam os que tratam do Estado, sejam aqueles que abordam mais diretamente a luta de classes. A discussão das classes não se resume à dicotomia burguesia versus proletariado, havendo lugar para as classes médias, para o campesinato e as lutas camponesas hoje. A luta de classes não se restringe à dimensão política e às resistências ao capitalismo em sua fase neoliberal, mas se estende à esfera cultural. Por fim, as análises não têm como foco apenas as condições nas quais o capitalismo se reproduz e se transforma, mas tratam também das possibilidades, sempre renovadas, de sua superação.

 

SUMÁRIO

Parte I: O percurso teórico de Marx
1. O Último Marx e O Capital – Michael Kratke
2. As quatro redações de O Capital (1857-1880): rumo a uma nova interpretação do pensamento dialético de Marx – Enrique Dussel

Parte II: O pensamento marxista na América Latina
3. América Latina: o marxismo fora do lugar – Álvaro Bianchi
4. O marxismo na América Latina – Claudio Katz
5. Mariátegui, os sete ensaios, a APRA e a Internacional Comunista – Luiz Bernardo Pericás

Parte III: Neoliberalismo, capitalismo e imperialismo
6. A nova fase do capitalismo neoliberal no Brasil e a sua inserção no quadro político da América Latina – Armando Boito Júnior
7. Expropriações contemporâneas – um primeiro debate teórico – Virgínia Fontes
8. Elite e classe dominante: notas sobre o marxismo inspirado na teoria das elites – Danilo Enrico Martuscelli

Parte IV: Classes e movimentos sociais
9. Marxismo, sistema e ação transformadora – Brasílio Sallum Jr.
10. O movimento social europeu entre sucessos parciais e impotência – René Mouriaux
11. Teoria e prática das guerras camponesas no marxismo do século XXI – Víctor O. Martín

Parte V: Democracia, Estado e transição socialista
12. Lenin e a Transição Socialista – Marcos Del Roio
13. Conselhismo e Democracia – Luciano Cavini Martorano
14. A teoria da supressão da forma Estado em O Estado e a Revolução – Rafael Afonso da Silva

Parte VI: Capitalismo e produção da cultura
15. Informação e capitalismo. Uma abordagem marxiana – Marcos Dantas
16. O fetiche-cinema contra o cinema-utopia. Cinema mercadoria, reificação e resistência – Ronaldo Rosas Reis