A Tribuna e o Iskra! Como que egressos de um distante passado da imprensa revolucionária, dois jornais “clandestinos” circularam de mão em mão durante os dias de realização do Curso Nível III, turma de 2012.

Diariamente, alunos (as), professores (as) e a equipe de coordenação e apoio do Nível III aguardavam ansiosamente pela nova edição dos dois instrumentos que, para além de informar, ironizar e divulgar detalhes pitorescos e picantes dos acontecimentos, traziam também intensas dores aos maxilares e abdomens de quem os lesse.

Desenvolvidos, produzidos e impressos de modo clandestino e à revelia da coordenação do curso, ” A Tribuna”  e o “Iskra” tornaram-se mais uma prova viva da criatividade humana e da impossibilidade de manter calada a voz de quem tem o que dizer às massas em ebulição revolucionária. Em tempos de pen drives, note e netbooks, internet, arquivo em núvem e outras modernidades do tipo, os (as) alunos (as) envolvidos na elaboração dos dois jornais deram uma autêntica aula sobre como é impraticável calar as vozes dos que lutam pelos seus direitos. Nem que seja para reivindicar a mudança no cardápio do almoço e jantar e reclamar do preço da cerveja!

A edição número 1 de “A Tribuna de Guarulhos” pode ser baixada em PDF no botão ao lado (dowload). Posteriormente colocaremos todas as demais edições. Ao mesmo tempo, aguardamos ansiosamente o envio dos arquivos correspondentes às edições do “Iskra”, cujos editores e redatores, ao que parece, permanecem firmes e resolutos na intenção de manter-se absolutamente clandestinos, aguardando provavelmente os novos embates a serem realizados em cursos posteriores. Hehe!