A obra constitui-se numa coletânea de ensaios, artigos, resenhas e notas tratando de alguns dos principais pensadores da modernidade (Hegel, Marx, Engels, Bobbio, Benjamin, Habermas e outros) e que foram escritos em ocasiões diversas e com finalidades muito diferentes.

Os textos, em geral, procuram apresentar o marxismo numa perspectiva crítica. Buscam compreendê-lo no interior da própria da história das ideias socialistas e num diálogo permanente com outros autores marxistas brasileiros, como Octávio Brandão, Leandro Konder, Carlos Nelson Coutinho, José Paulo Netto e Marco Aurélio Nogueira.

Entre os vários temas abordados se encontram: o marxismo heterodoxo de Walter Benjamin e sua recepção no ambiente universitário brasileiro; o pensamento de Gilberto Freyre e Octávio Brandão, “um Lênin que poderia ter acertado”.

Michel Zaidan Filho é professor do Departamento de História da Universidade federal de Pernambuco e coordenador do NEEPD. É autor, entre outras, de importantes obras sobre a formação e primeiros anos do comunismo no Brasil: “Nas origens de um marxismo nacional”, “O PCB e a Internacional Comunista” e “Os comunistas em céu aberto”.

O livro pode ser adquirido através Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (Neepd) da UFPE – endereço Avenida Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE – CEP: 50670-901 ou do e-mail [email protected].