As festividades já começaram no México onde atualmente García Márquez reside.Já foi realizado um encontro na sala de Manuel M. Palácio Ponce de Belas Artes com a memória do painel do coração.

Organizado pelo Instituto Nacional de Belas Artes (INBA), com a participação de varios escritores entre eles Armando Gonzalez Torres, Corona Elisa e José Mariano Leyva , que discutiram sobre o bom latino americano, realismo mágico, narrativa e liberdade criativa, a partir de títulos como Cem Anos de Solidão ou Amor nos Tempos do Cólera.

Stasia de la Garza, coordenador nacional de Literatura, disse que esta mesa redonda, com alto-falantes de diferentes gerações é uma forma de celebrar o aniversário do Nobel. Garcia Marquez é um jogador jovem e mudou os jovens que o leram a sua percepção da literatura e magia. É um trabalho que os impactos atingiram muitos escritores”.

As comemorações continuam com uma exposição que foi montada no início deste ano para marcar a apresentação da biografia do escritor. Já em novembro mais perto do aniversário da entrega do prémio Nobel, haverá leituras coletivas de seu trabalho como forma de homenagem.

Outros países também estão celebrando o ano de Gabriel García Márquez entre eles a Rússia que está preparando mesas-redondas, documentários e vendas de livros, com a organização conjunta do Instituto Cervantes, Embaixada Colômbia nas instituições do país e local.

Fonte : Portal CTB (Com La Jornada)