Já estão confirmadas as presenças do Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo; do Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e do Diretor da Fundação Maurício Grabois, Augusto Buonicore, além de outras autoridades. A exposição é promovida pela Fundação Maurício Grabois e pela Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados e tem como curador o jornalista Pedro de Oliveira, com o trabalho de pesquisa de Vladimir Sachetta e a apresentação gráfica elaborada pelo arquiteto Marcos Cartum. Também trabalharam no projeto vários pesquisadores da Fundação Maurício Grabois, em São Paulo.

A exposição coloca em destaque as lideranças das sucessivas gerações de militantes que o construíram o Partido Comunista do Brasil. Os fundadores de 1922, com realce para Astrojildo Pereira; o grande líder popular Luiz Carlos Prestes – o Cavaleiro da Esperança –; e o histórico líder João Amazonas, construtor e ideólogo do Partido Comunista, que vicejou e se expandiu nos 40 últimos anos do século XX. A iniciativa também apresentará episódios que atestam a presença marcante dos comunistas na história do País e seu legado à construção da Nação.

O vínculo entre os comunistas e o Brasil se projeta do passado à contemporaneidade. Em seus 90 anos de existência, o PCdoB atravessou as diferentes fases da história republicana brasileira, na maior parte períodos de autoritarismo e ditaduras. Mesmo sob férrea perseguição, ele jamais abriu mão de empunhar as bandeiras da democracia, da soberania, do progresso econômico, social e cultural. Contribuiu, assim, com ideias, lutas e realizações para a construção do País. É por isso que – como procura mostrar a exposição – contar a história do PCdoB é também contar a história do Brasil.

Antigo e contemporâneo

Desde 1985, com a redemocratização do País, a legenda vive seu período mais longo de existência legal. Nos últimos dez anos, presidido por Renato Rabelo, é um Partido em expansão e crescimento. Busca se capacitar para os desafios da nova luta pelo socialismo que se desenrola nos dias de hoje. Com a vitória de Lula, pela primeira vez na República passou a exercer responsabilidades na equipe ministerial do governo federal. No governo Dilma, o deputado federal Aldo Rebelo é o ministro do Esporte.

Por tudo que representa o Partido, as comemorações por seus 90 anos não são apenas de seus filiados. Pertencem ao povo, aos trabalhadores e a todas as forças e personalidades democráticas. São motivos de júbilo para as instituições da República – como a Câmara dos Deputados, que acolhe esta iniciativa.

Uma versão compactada da mostra percorrerá os estados e será exposta em assembleias legislativas, câmaras municipais, centros culturais, sindicatos e outros espaços desti nados a diferentes públicos.

SERVIÇO
Abertura: 21 de março (quarta-feira), às 15 horas | Hall da Taquigrafia, Anexo II da Câmara dos Deputados, Brasília/DF.
Visitação: 19 a 30 de março, no Hall da Taquigrafia e Corredor de Acesso ao Plenário.