Em entrevista a Princípios, Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, fala da construção de “um Partido revolucionário, democrático e coeso” que avança porque age sabendo ouvir e incorporar novas ideias, mas também preservando seus princípios e características marxista-leninistas. Em outro artigo, Rabelo nos conta um pouco da vida, do pensamento e do primordial trabalho de João Amazonas, ideólogo e dirigente comunista que exerceu papel fundamental na construção do Partido.

Com larga experiência administrativa, Aldo Rebelo fala da importância que a participação na administração pública tem para o PCdoB em todas as esferas e o quanto o Partido cresce quando seus quadros, com responsabilidade, “agem também com criatividade e ousadia, inovando nas soluções”.

Em toda sua história, os comunistas sempre tiveram forte atuação no mundo da cultura, algumas histórias desta relação estão contadas no artigo Os comunistas no mundo da cultura, do professor de Sociologia da Unicamp, Marcelo Ridenti.

Também no mundo do samba é forte a presença comunista. Artigo da professora Valéria L. Guimarães conta um pouco desta relação entre o PCB e o samba na década de 40, quando Luiz Carlos Prestes chegou a ser tema de enredo. 

Hoje, a boa relação dos comunistas com o samba continua viva e é pode ser demonstrada na entrevista que o cantor Martinho da Vila concedeu a Princípios, na qual ele que fala da importância da filiação ao Partido.

O Partido também está presente nas lutas internacionais e Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do PCdoB, fala do Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários em Atenas e apresenta, noutro artigo, a atualidade do documento que João Amazonas escreveu sobre a atividade internacionalista do Partido.

Esta edição traz também um Encarte Iconográfico sobre os 90 anos do PCdoB, mostrando, através de fotos, seu legado democrático e suas históricas lutas em defesa do Brasil e do povo.

 A luta pela valorização do papel da mulher na sociedade é uma bandeira dos comunistas e pode ser melhor entendida no artigo de Liège Rocha, secretária Nacional de Mulheres do PCdoB.

Ao celebrar seus 90 anos, o Partido Comunista do Brasil não tem apenas histórias do passado para contar. Tem também histórias do presente, de quem constroi o Partido hoje, no dia-a-dia. O editor-executivo de Princípios, Cláudio Gonzalez, foi até Betim conhecer um pouco mais da aguerrida militância comunista de base operária da cidade mineira. Um exemplo de vivacidade partidária e de lutas que alimentam um futuro promissor para os trabalhadores.

Ainda na pauta principal sobre a história da legenda comunista, Princípios reproduz discurso de Florestan Fernandes feito em 1992 quando o PCdoB completava 70 anos; traz também uma homenagem a Dynéas Aguiar, histórico dirigente do Partido e um artigo interessante da professora Marly Vianna sobre a breve e curiosa saga dos “bandoleiros vermelhos” que protagonizaram as primeiras iniciativas de luta armada com participação dos comunistas.

Lúcia Stumpf, secretária Nacional dos Movimentos Sociais do PCdoB, nos conta um pouco dos embates sobre o “capitalismo verde” no Fórum Social Temático 2012.

Na pauta econômica, Frederico Mazzucchelli faz uma interessante análise sobre a atual crise econômica mundial. E os pesquisadores Evaristo Eduardo de Miranda e Antonio Carlos Cavalli abordam os problemas enfrentados pelo etanol.

 ———–

Para adquirir a revista, entre em contato com a Editora Anita Garibaldi
Rua Amaral Gurgel, 447 – conjunto 31 – Vila Buarque – CEP 01221-001 – São Paulo/SP – Telefone/Fax: (11) 3129.3438
[email protected]
http://www.anitagaribaldi.com.br