Durante a reunião, Zhou, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, elogiou o desenvolvimento das relações entre as duas nações, de acordo com um comunicado publicado pelo Departamento das Relações Internacionais do Comitê Central do PCC, nesta quarta-feira.

“Os intercâmbios entre o PCC e o partido de Cuba, assim como entre as duas nações, alcançaram um nível alto. A cooperação nas esferas de comércio, cultura, saúde pública e educação registrou progressos notáveis”, indicou Zhou.

Ele disse que a China está disposta a fomentar a comunicação e expandir a cooperação com Cuba para melhorar seus respectivos modelos de desenvolvimento.

Gaute afirmou que o povo cubano admira os êxitos obtidos pelo povo chinês sob a liderança do PCC e aprecia a assistência de longo prazo oferecida pelo PCC, pelo governo e pelo povo da China.

Ele também expressou a vontade de trocar experiências com os chineses a respeito da construção partidária em meio à reforma econômica.

Zhou concordou com as opiniões de Gaute, e destacou que a China apoia firmemente a escolha do povo cubano sobre a via de desenvolvimento nacional, bem como seus esforços para garantir a soberania nacional.

A China continuará oferecendo assistência à promoção do desenvolvimento econômico e social de Cuba, assim como as experiências obtidas nos 30 anos de reforma e abertura, assinalou Zhou.

___________

Fonte: agência Xinhua