O Dia Mundial da Terra, criado por norte-americanos nos anos de 1970, visa despertar o interesse do público para a proteção do meio ambiente. A China começou sua participação no evento em 1990.

A data teve como tema este ano a “valorização dos recursos da Terra” e “transformação do método de desenvolvimento econômico”. Em torno desse assunto, a Academia de Ciências Sociais da China realizou ontem um fórum. Na ocasião, especialistas em diversas áreas discutiram sobre a preservação ecológica e evolução da “economia verde”. Segundo eles, os chineses têm uma preocupação cada vez mais crescente com o meio ambiente. Porém, ainda há muitos problemas ambientais, tal como a poluição do solo, que precisam de mais atenção do público e de uma solução urgente.

O diretor do centro de pesquisa do meio ambiente e desenvolvimento da Academia de Ciências Sociais da China, Zheng Yuxin, expressou suas preocupações com a deterioração da qualidade do solo. Ele disse:

“Até o momento, a China ainda não elaborou uma lei para remediar a poluição do solo. Além disso, também existem problemas nos aspectos de monitoramento ambiental e capacidade de inovação tecnológica. Para uma solução fundamental das dificuldades, o governo deve investir mais no setor e prestar mais atenção aos trabalhos de prevenção.”

Segundos as estatísticas divulgadas em 2006, a China tem cerca de 10 milhões de hectares de terra arável poluída. Em algumas regiões, os produtos agrícolas cultivados no solo contaminado levantam a questão da segurança alimentar. Diante dessa situação, são muito urgentes os trabalhos de prevenção e controle da poluição da terra, afirmou Zheng Yuxin.

Nos últimos anos, o governo chinês aumentou ainda mais os investimentos na área de preservação do meio ambiente. Para Han Meng, pesquisador do instituto de economia da Academia de Ciências Sociais da China, o país deve continuar impulsionando o desenvolvimento da “economia verde” e reduzir emissões de poluição.

“O que é mais importante no momento é a promoção da evolução da economia verde e da transformação do método de desenvolvimento econômico. O governo deve explorar de maneira positiva um novo planejamento estratégico, fazendo com que essa estratégia possa servir melhor para o mercado. Enquanto isso, as empresas chinesas devem fortalecer a consciência de preservação ambiental e fornecer ao mercado cada vez mais ‘produtos verdes’.”

A China está passando por um processo de urbanização e industrialização e enfrenta vários desafios para manter o aumento econômico. Diante dessa situação, as empresas chinesas precisam reajustar adequadamente sua estratégia e aproveitar a ocasião para buscar um melhor desenvolvimento.

___________

Fonte: Rádio Internacional da China