A “aterrissagem suave” indica que depois de passar por um período de aumento rápido, a economia nacional vai reduzir estavelmente o ritmo para um nível de crescimento moderado. Segundo Chen Fengying, desde a adoção da política macroeconômica pelo governo chinês no ano passado, a economia do país tem avançado na direção de uma “aterrissagem suave”.

“Uma ‘aterrissagem suave’ significa que a renda nacional e o ambiente econômico geral se mantêm em um nível estável e não geram grandes problemas de inflação e desemprego. Na realidade, o governo chinês começou um reajuste do ritmo do desenvolvimento econômico no segundo semestre do ano passado. Através da política macroeconômica, as metas seguintes serão concretizadas. O aumento econômico deste ano se mantém em 7,5%. A taxa de inflação está dentro da faixa entre 3,5% e 4%, e a taxa de desemprego é de cerca de 4%. Analisando os dados dos primeiros quatro meses do ano, está surgindo a tendência de ‘aterrissagem suave’ “.

De acordo com os dados divulgados no dia 11 deste mês pela Administração Nacional de Estatísticas da China, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) aumentou 3,4% em abril. A inflação está apresentando em geral uma tendência de redução. Além disso, o Banco Popular da China, banco central chinês, anunciou no último dia 12 uma redução de meio ponto percentual no depósito compulsório de instituições financeiras a partir do dia 18. Quanto à série de estatísticas e de políticas econômicas, Chen Fengying, afirmou que a queda da inflação dá um sinal sobre a “aterrissagem suave”. A diminuição do depósito visa reforçar a liquidez de fundos e também faz parte dessa tentativa econômica. Ela disse:

“Enfrentamos um alto risco de inflação no ano passado. Porém, a economia chinesa está passando por uma recuperação estável desde o início deste ano. A inflação de abril era 3,4%, em um nível moderado. Enquanto isso, estamos nos esforçando pela promoção da transformação do método de crescimento econômico. É possível que o aumento econômico do segundo trimestre seja menor que a cifra do primeiro trimestre. E esse número terá um incremento no terceiro trimestre. Isso é um processo de reajuste pelo qual a China tem que passar. Por outro lado, a redução do depósito compulsório serve para aumentar a liquidez de fundos dos bancos, o que criará um bom ambiente de empréstimo às empresas.”

Quanto à tendência de desenvolvimento no futuro, Chen Fengying prevê que a economia chinesa vai entrar em um período de recuperação estável.

“Para mim, a China vai manter um aumento econômico estável. Tivemos um crescimento de 8,1% no primeiro trimestre do ano. É possível que o valor chegue a um nível mais baixo no segundo trimestre, cerca de 8%, ou menos. No terceiro e quarto trimestres, a cifra será entre 8,2 e 8,5. Portanto, é esperada a perspectiva de que a economia chinesa vai concretizar uma ‘aterrissagem suave’. Porém, a persistência na execução da política macroeconômica é de grande importância neste processo.”

___________

Fonte: Rádio Internacional da China