Há competição e também cooperação entre companhias estatais e privadas. A nova estrutura de desenvolvimento comum entre as duas é uma das explicações para a presença de empresas chinesas no top 500 mundial, especialmente no setor de fabricação. Em 2011, o valor da produção chinesa superou o dos EUA, quebrando a liderança norte-americana no setor desde 1890. Segundo estatísticas divulgadas pelo HIS, instituto consultivo econômico dos EUA, em 2010, a proporção da produção chinesa chegou a 19,8% do total mundial, ligeiramente superior ao índice norte-americano, que foi de 19,4%. De acordo com a atual taxa cambial, o valor da produção chinesa foi de 2,05 trilhões de dólares, contra 1,78 trilhões dos EUA.

O crescimento chinês no mercado internacional significa o crescimento das empresas chinesas. Em 1995, somente quatro empresas do país, sendo duas da parte continental, foram incluídas no top 500. Com a chegada do século 21, essa situação teve uma grande mudança. Em 2011, o número chegou a 69, tornando a China o país com o segundo maior número de empresas na lista, ultrapassando o Japão. Entre essas 69 companhias, 61 são da parte continental. Além de empresas centrais, também se encontram locais e privadas.

As empresas chinesas, estatais ou privadas, são a base principal para o crescimento. Devido a elas, a China se tornou a segunda maior economia e o maior país exportador do mundo. Ao mesmo tempo, elas são fonte de criatividade, que fazem da China o país com o segundo maior número de pedidos de patente. Elas têm um importante papel no crescimento do país e são como heróis chineses. As companhias estatais e não estatais são as “duas pernas deste gigante oriental”. Com elas, a China consegue andar ainda mais rapidamente, de maneira estável e equilibrada. O desenvolvimento comum das empresas estatais e privadas é o principal motivo da prosperidade e do rápido crescimento da China.

Atualmente, o país asiático já é o maior mercado de consumo de veículos, carvão, computador pessoal, aparelho de telecomunicação móvel e equipamentos conjuntos. A China está se transformando de “fábrica mundial” em “mercado mundial”, mudando o lema de “exportação chinesa” para “compra chinesa”. Para empresas de todos os tipos, o mercado chinês é a maior oportunidade.

__________

Fonte: Rádio Internacional da China